segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Os males do Salmo 23


Desde que me conheço por gente, sempre ouvi falar dessa passagem Bíblica, o tão famoso Salmo 23, em tudo quanto é lugar que você possa ir, pode ter certeza que verá essa passagem, seja em camisetas, em cartazes, em adesivos em carros e janelas de casas, e se você reparar bem quando vai a casa de alguma pessoa e vê a Bíblia aberta é quase 90% de certeza que estará aberta nesse Salmo, ou seja, esse texto virou mais um ditado popular do que qualquer outra coisa, e a maioria das pessoas não tem a mínina idéia da profundidade e o que verdadeiramente esse lindo Salmo nos traz.

Tentarei passar de forma direta e objetiva, então vamos ao texto.

Versículo 1:

O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará”

Esse é o ápice da passagem, é uns dos pontos chaves para as pessoa que a utilizam.

Primeiramente vemos que o “Senhor é meu pastor”, o que seria isso ?

Pastor - 1. Pessoa que guarda, guia e apascenta o gado.

Ou seja, o “nada me faltara” realmente só não faltará se essa pessoa tiver Jesus como Pastor (guia, guarda...). E o que não faltará se essa pessoa tiver Jesus como Pastor?

O texto em hebraico é mais especifico: O SENHOR É O MEU PASTOR, NÃO ME FALTARÁ.

Então, resolvemos aqui o primeiro versículo do Salmo 23, resumindo de forma mais simples e direta ficaria assim: Deus nunca faltará para aqueles que o tem como Senhor.

Versículo 2:

Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva-me para junto das águas de descanso;”

Essa passagem ja é mais “tranquila”, essa é uma consequencia do que Deus faz na vida do verdadeiro adorador, o fazendo a andar sempre de forma simples e serena, com humildade e mansidão.

Versículo 3:

“refrigera-me a alma. Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome.”

Aqui, existe mais uma palavra de conforto, onde o Senhor renova as forças e o vigor daqueles que o buscam, porém, em seguida existe um problema, que problema é esse?

Vereda – 1. Caminho estreito, atalho.

Para termos as forças e o vigor renovado devemos andar pelo caminho estreito da justiça. Quem é o caminho estreito? Segundo Jesus, Ele próprio é o caminho estreito.

Versículo 4:

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.”

Ao referir-se ao vale da sombra da morte, Davi poderia estar falando de um lugar famoso por sua periculosidade. Há quem pense que ele falava da estrada que liga Jerusalém a Jericó. Conhecida como "Ladeira do Sangue", essa estrada era então um caminho sinuoso e íngreme, que descia 1200 metros em apenas 27 quilômetros, com muitos vales estreitos de cujos lados, em cavernas escavadas, malfeitores espreitavam e emboscavam os viajantes. Foi o cenário que o Senhor para a Parábola do Bom Samaritano. Hoje, distante do deserto da Judéia, o vale da sombra da morte representa nossas aflições mais graves. Mais uma vez uma palavra de consolo onde Deus sempre está presente; e nos ajuda a caminhar de forma correta com o seu bordão (Pau que serve para apoio de quem caminha), e nos guia com o seu cajado (o cajado de pastor, que guia as ovelhas).

Essa passagem também é bastante famosa, porém, de acordo com os outros versículos citados acima, para que ela se cumpra em nossa vida devemos ter Jesus como pastor, guia e andar pelo caminho da justiça que ele nos guiará.

Versículo 5:

“Preparas-me uma mesa na presença dos meus adversários, unges-me a cabeça com óleo; o meu cálice transborda.”

Um outro “probleminha” no texto, aqui vejo, Davi escrevendo que devemos ser humildes a ponto de perdoar os nossos angustiadores, pois na cultura mosaica, quando se compartilha uma refeição é um ato de extrema comunhao ou até mesmo reconciliação, a partir daí tambem seremos convidados por ele para um banquete de reconciliação,e teremos o nosso calice cheio, e seremos honrados por Deus.

Versículo 6:

“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias da minha vida; e habitarei na Casa do SENHOR para todo o sempre.”

Aqui, é uma concordancia dos versículos 3 e 4, da promessa de ter uma vida cheia de amor e bondade de Deus. E Davi relata que habitaria na casa do Senhor para todo sempre, no tempo dele a casa do Senhor era o templo de Israel, como nao somos judeus e muito menos existe o templo, podemos dizer que para nós a casa do Senhor é a Igreja, nao o templo e sim as pessoas, que é o que realmente representa a Igreja, ou seja, devemos sempre andar em comunhão com os irmãos.

Resumindo tudo, para podermos utilizar de forma correta e verdadeira esse Salmo devemos, ter Jesus com Senhor e Guia, andar pelo caminho estreito da justiça, e ser humildes ao ponto de perdoar e nos reconciliar com nossos inimigos, adversários ou angustiadores independente de qualquer situação e andar em estado de amor e comunhao com os irmãos.

Em consequência disso, poderemos ver as promessas dessa passagem se cumprirem, que são, a presença constante de Deus em nossa vida, andar em caminhos leves e serenos, ser restaurado, ser guiado e consolado por Deus em toda adversidade que venha ter em nossa vida e teremos sempre a bondade e o amor de Deus todos os dias presentes em nossas vidas.

Essa foi a forma mais direta e simples de “traduzir” essa maravilhosa passagem em nossa vida.

MARTINS, Raphael

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.