quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Que Maneja Bem a Palavra


Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. II Timóteo 2:15

O mandamento de Paulo a Timóteo é importante para os nossos dias também, onde o cuidado da exposição genuína da Palavra de Deus era (e continua sendo) de fato uma grande importância para o Evangelho, se deparado às questões controversas de outras doutrinas.

Atentando-nos ao mandamento paulino, quero enfatizar a porção 'que maneja bem' contida no verso citado acima. Significa uma exposição clara e sem distorções (que podem acontecer por uma análise imatura, na 'melhor' das hipóteses). O Dicionário Strong mostra que este conjunto de palavras equivalem a
orthotomeo no grego. Orthotomeo significa dentre outras definições 'cortar reto, atalhar caminho', onde poderia ser também designado a alguém que tem a habilidade dominar uma espadada.

Como a Bíblia diz acerca de si mesma em Hebreus 4:12 que sendo 'viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes', ela não faz somente divisão do homem em alma e espírito, juntas e medulas. Ela também faz divisão na própria história e relacionamento de Deus com a humanidade. Podemos ver a Antiga e Nova Alianças, o Sermão da Montanha redefinindo um padrão moral onde os Dez Mandamentos não aperfeiçoaram o ser-humano ainda na regência da Lei. A própria perspectiva de Lei e Graça é um exemplo de divisão na história.

Toda a Escritura é inspirada por Deus, sendo esta definida como manual de fé e prática para todo cristão. Mas será que um texto precisa ser aplicado numa totalidade para os dias de hoje da exata maneira em que foi dado escrito e passado para determinada ocasião?

A Bíblia não é mais precisa em algumas partes deixando a desejar em outras. Toda Palavra é inspirada pelo Espírito Santo, cada letra e frase foram minusciosamente desenvolvidas e registradas com a veracidade da própria Verdade (não querendo ser muito redundante). Não existe verdade contida na Palavra, ela é a suma Verdade em toda sua plenitude. O que acontece hoje é um descuido sobre a averiguação dos Textos Sagrados acerca de seu contexto histório e aplicação ao nosso cotidiano.

Isto também não significa uma radicalização da busca teológica (esta como ciência) para um conhecimento maior de Deus. Deus é maior que qualquer descoberta feita pelo homem. O homem não descobre a Deus, Deus que se revela através da Palavra ao homem. O que se torna necessário é tão somente o reconhececimento dos elementos básicos para uma leitura proveitosa da Bíblia, e a noção de divisão da Palavra beneficia e muito.

Por exemplo, a Bíblia diz em Êxodo 12: 17: "Guardai pois a festa dos pães ázimos, porque naquele mesmo dia tirei vossos exércitos da terra do Egito; pelo que guardareis a este dia nas vossas gerações por estatuto perpétuo"

Uma Festa Judaica sendo constituida por Deus como estatuto perpétuo não significa que esse estatuto precisa se extender à Igreja por causa da crença no mesmo Deus e por mais que o povo israelita/judeu não a cumpra mais, passando a 'responsabilidade' de ser cumprida agora pela Igreja. O mesmo se enquadra na forma que a Lei dada por Deus a Adão de não transgredir seu mandamento sobre o fruto proibido. O fato da desobediência não anulou o mandamento perpétuo para Adão, mas também não passou a ser obrigatoriedade para algum determinado grupo ou pessoa pelo descumprimento em primeira instância.

O Padrão neotestamentário sobre guardar algo se encontra em Efésios 2:14-15
"Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos fez um; e, tendo derrubado a parede da separação que estava no meio, a inimizade, aboliu na sua carne a lei dos mandamentos na forma de ordenanças, para que dos dois criasse em si mesmo um novo homem, fazendo a paz."

Paulo é enfático não somente sobre ordenanças, mas o Velho Testamento como um todo, que além de conter registros do relacionamento de Deus com o povo de Israel, também tem por exemplo as leis dietéticas, leis a respeito de sacrifícios, leis pertencentes a organizações políticas e ações nacionais.


Como a bíblia classifica a humanidade?

"Portai-vos de modo que não deis escândalo nem aos judeus, nem aos gregos, nem à igreja de Deus." I Corínitos 10:32

Temos respaldo para três grupos específicos onde se encaixa toda a humanidade:
Judeus
Gentios
Igreja

A Bíblia sempre irá tratar de pelo menos um grupo destes três. Uma hermenêutica mal sucedida ocorre com a inversão de padrão para cada um destes pontos. Obviamente que o Evangelho abrange uma chamada para todo homem, não sendo exclusivo para um grupo.

Ao mesmo tempo, precisamos manejar bem a palavra dando a porção a cada um da forma que lhe é devida. É possível tirar exemplos e meditações de uma porção bíblica
em qualquer ocasião, mas antes, é necessário aplicá-la em um primeiro momento da forma literal. Se assim proceder, distinguir a quem foi destinado(a).

Dois exemplos práticos:
- "Porque, quando estou fraco, então, sou forte". II Coríntios 12:10
Paulo se refere ao poder aperfeiçoador do Espírito Santo na vida do cristão em momentos onde a própria força humana não possibilitaria passar pelos sofrimentos participativos de Cristo. Relacionado à IGREJA. Hoje vemos em adesivos a mesma frase onde pessoas lêem sem ao mínimo saber o que é o poder consolador do Espírito Santo, muito menos sem participar dos sofrimentos já preditos aos cristãos.

- Fala aos filhos de Israel, dizendo: Nenhuma gordura de boi, nem de carneiro, nem de cabra comereis". Levíticos 7:23
O próprio versículo mostra que a ordenança é dirigida aos JUDEUS. Se tratava de uma lei dietética instruída a Moisés para um determinado tempo.


Conclusão: A grande demanda de pessoas que precisam de orientação espiritual (assim como o eunuco etíope de Atos 8) demonstra que há uma necessidade urgente dos homens e mulheres chamados por Cristo para o serviço da Palavra se empenharem, e não é fácil. Podemos ver em Hebreus 5:12 a convocação para os que poderiam ser exemplos no Caminho e que poderiam ser instrumentos para edificação da Igreja e na Igreja.

Na falta de pessoas que tenham o chamado, e não somente a boa vontade, muitos ministram a Palavra sem qualquer fundamento básico das Escrituras, na qual estamos no assunto comentado, o exemplo de uma regra básica de interpretação, a hermenêutica. O mal uso ou desuso desta ferramenta podem causar danos aos ouvintes e até mesmo a quem fala. Daí surgem os dogmas, misticismos, sincretismos e outros 'ismos' que cavam um penhasco para a morte espiritual. Sabemos que a cobrança para os que ensinam será maior (Tg 3:1) e talvez haja até uma cobrança pela omissão deste fato.

Que Deus nos dê Graça e Misericórdia para que mesmo neste corpo fraco e egoísta estejamos dispostos a crescer no Reino dos Céus, ou seja, com o nosso serviço e especificamente neste assunto, os que sabem que Deus já os havia escolhidos para o Ministério da Palavra. Paz!

5 comentários:

  1. Valeu Diego!!
    Ótima postagem!

    ResponderExcluir
  2. Excelente postagem meu irmão!

    Sola Scriptura!

    ResponderExcluir
  3. Muito legal sua postagem Diegão...
    Apliquemo-nos!

    E como diria o nosso admirável irmão Adenilson Salmo: Paz Sempre!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  4. Este é um dos meus temas preferidos.
    A frase:
    "O homem não descobre a Deus, Deus que se revela através da Palavra ao homem."

    é excelente, e deveria ser trabalhada mais em nossas igrejas.

    Parabéns pelo texto.
    paz sempre.

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.