segunda-feira, 31 de maio de 2010

“Batismo no Espírito Santo” = Fruto do Espírito?


Se há alguém que mais foi afrontado por esse termo, sem dúvida, fui eu!
Tenho uma certa dificuldade em aceitar alguns pensamentos e algumas afirmações “extra-bíblicas” (sendo boazinha ao ponto de considerar algo que seja digno de ser dito como “extra” da Palavra). E vivendo nesse tempo de supostos avivamentos, onde a cada dia novas modas são lançadas em nossos púlpitos que viraram vitrines de milagres e bênçãos em constantes promoções, este assunto me chamou uma atenção especial para dissertar.
Sem preconceitos, apenas usando de um olhar sincero, vemos que o termo ao qual estamos discutindo é geralmente mais comum entre os queridos irmãos em Cristo adeptos do “reteté”. Por conseguinte, também vemos que é desse meio de onde costuma-se sair mais, digamos, “pérolas cristãs”.
Assistindo a uma pregação do admirável John MacArthur, onde segundo a graça de Deus ele define com absoluta sabedoria o que é ser cheio do Espírito, fiquei a pensar acerca dos tais avivamentos, novas unções, ditas acima por mim. E refletindo sobre isso dia após dia, me reportei a uns cultos que freqüentei ano passado e que será usado como exemplo aqui neste texto, por ter sido algo não somente visto de longe e superficialmente ou contado, mas vivido por mim.
Nestes tais cultos, era sempre a mesma liturgia: chegávamos, louvávamos, pregavam e após a pregação era aberto um espaço para revelações do Espírito sobre pessoas que ali se encontravam. Lendo assim, não há motivo pelo qual tanto se escandalizar, porém, não era tão simples. Sem atentar para a pregação sempre muito triunfalista, como os é de costume, raros foram os 10 minutos em que pude ouvir com clareza a Palavra e não era interrompida por rodopios, saltos, giros, gritos e falação de línguas estranhas sem parar. Confesso que às vezes me dava vontade de rir, tamanhas estranhices vistas por mim naquele lugar! Pessoas não convertidas que ali estavam, de certo tiveram um prato cheio de escândalos para contar.
Lendo o livro de 1 Coríntios, capítulo 14, lemos o que Paulo diz a respeito de dons Espirituais:

“Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar.
Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação.
Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim.
Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja.
Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar.
Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto.
Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento.
De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes?
Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado.
Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos.
Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida.
Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento.
[...]
Se, pois, toda a igreja se reunir no mesmo lugar, e todos se puserem a falar em outras línguas, no caso de entrarem indoutos ou incrédulos, não dirão, porventura, que estais loucos?
[...]
Se alguém se considera profeta ou espiritual, reconheça que as coisas que vos escrevo são mandamentos do Senhor;
mas se alguém quiser ignorá-lo, que o ignore!
Assim, pois, irmãos, aspirai ao dom de profetizar; porém, não impeçais falar em línguas.
Mas faça-se tudo com ordem e decência.”



Após esta leitura, cheguei a três conclusões:


1ª - O que fala em línguas a Igreja, deve necessariamente ser precedido de interpretação, é mandamento do Senhor;
2ª - Ser espiritual não significa abrir mão do bom senso;
3ª - Falar em línguas é dom específico, não um batismo estendido a todos os cristãos.

Ora, como pode todos aqueles acontecimentos tidos como dirigidos pelo Espírito serem, de fato, dirigidos pelo Espírito, se O próprio não contradiz aquilo que escreveu? Pois bem sabemos que toda a escritura é devidamente inspirada e movida pelo Espírito Santo (2 Pedro 1:21). Entendam que não descarto tais dons, passa bem longe disso a intenção deste texto. A grande questão é: como pode haver, de fato, espaço para a ação do Espírito Santo, quando pessoas negligenciam Sua Palavra que diz que para as línguas, deve haver quem interprete e para a direção do culto, ordem e decência? Sendo o Espírito autor das Escrituras, entende-se que ambos são intimamente ligados e tudo aquilo que não é bíblico, logo, não é procedido do Espírito de Deus. O motivo bíblico que nos faz parecer loucos para o mundo é a Palavra da Cruz (1 Coríntios 1:18) por nós pregada, não nossas reuniões como corpo de Cristo (1 Coríntios 14:23). Se a Cruz é o tema central, a loucura vista em nós é aceitável. Porém, se a loucura vista em nós é fruto de manifestações estranhas, temos sérios motivos para requerermos mudanças em nosso comportamento como Igreja.
Agora, atentando ao termo “batismo NO Espírito”, temo pelos comentários, porém afirmo que NÃO É BÍBLICO. O termo relatado nas Escrituras é “batismo COM o Espírito”. Pentecostais afirmam que ser batizado NO Espírito significa ser imerso no mesmo, e é também um acontecimento subsequente da conversão e todo aquele que não manifesta as evidências deste batismo, ainda não é participante do mesmo. Porém, vejamos o que mais uma vez Paulo nos diz:

“Pois todos nós fomos batizados em um só Espírito, formando um só corpo, quer judeus, quer gregos, quer servos, quer livres; e a todos nós foi dado beber de um só Espírito.” (1 Coríntios 12:13).

Fica evidente que Paulo estende a participação no Espírito a todo crente devidamente regenerado, que quer dizer o mesmo que devidamente batizado COM o Espírito,tornando-se participante do corpo de Cristo.

“E Ele vos batizará COM o Espírito Santo e com fogo” (Mateus 3:11)

Este versículo, para alguns dá o falso entendimento do termo “fogo” como sinônimo de autoridade e poder, porém, o fogo descrito é a ira vindoura de Deus sobre todo aquele que em Cristo não creu. Prova disto é o contexto:

“Já está posto o machado à raiz das árvores; toda árvore, pois, que não produz bom fruto é cortada e lançada ao fogo.
Eu vos batizo com água, para arrependimento; mas aquele que vem depois de mim é mais poderoso do que eu, cujas sandálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo.
A sua pá, ele a tem na mão e limpará completamente a sua eira; recolherá o seu trigo no celeiro, mas queimará a palha em fogo inextinguível
.”

Com base nisto, entende-se que há dois tipos de batismo: o com o Espírito, que é feito a todos aqueles que a Jesus se convertem, e com fogo, que será feito a todo aquele que nEle não creu. Por conseguinte, chegamos a conclusão que falar em línguas (refiro-me a este dom em específico, apenas por ser o mais usado como argumento pelos adeptos do batismo NO), é um dom estritamente pessoal, e com isso quero dizer que ele não é a evidência principal de salvação e que, consequentemente, não é estendido a todo o corpo de Cristo.
Agora, acredito que alguém se pergunte: mas então, qual o fruto do Espírito? O que me faz ter absoluta certeza de que O possuo? Vejamos:

“(Pois o fruto do Espírito consiste em toda a bondade, e justiça e verdade),” (Efésios 5:9)

Ser cheio do Espírito, querido leitor, é ser preenchido de bondade, de justiça, de verdade. E bondade, justiça e verdade encontradas unicamente na Palavra! Você será um homem ou uma mulher cheio do Espírito Santo de Deus, quando todos os teus atos, emoções e sentimentos forem regidos pelas Escrituras a nós deixadas.
“Produzi frutos dignos de arrependimento”, diz a Palavra de Deus (Mateus 3:8)! Sejamos crentes cheios de Espírito, cheios da Verdade, frutíferos, com nossas vidas direcionadas a Cruz do nosso Senhor Jesus e tudo que por nós for feito, que seja para Sua honra e para a Sua glória! É assim, somente assim, que outros verão e terão a absoluta certeza da atuação do Espírito em nosso viver.

10 comentários:

  1. O texto dispensa comentários.

    Um tema infelizmente cada vez mais negligenciado pelas instituições pentecostais e neopentecostais, onde em sua grande parte vivem um evangelho empirista - com ênfase em experiências pessoais - e emocionalista, se afastando cada vez mais da sã doutrina deixada por Cristo e seus Apóstolos.

    Arrepende-te igreja evangélica!

    Que tudo seja feito em decência e ordem (1 co 14:40), pois cristãos cheios do Espírito Santo não se portam como se estivessem em transe ou agindo irracionalmente já que Ele não anula a mente e nem a razão da pessoas. A verdadeira espiritualidade jamais trará confusão (1 co 14:32-33).

    O culto cristão JAMAIS deve parecer delírio aos visitantes (1 co 14:23-25 ; 10:31-33).

    Que possamos voltar a sã doutrina produzindo um culto racional e inteligente (Rm 12:1) e dentro da palavra, pois na igreja de Cristo NÃO HÁ LUGAR para histerias, vãs repetições e mistérios que não fazem sentidos ao corpo. (1 co 14:6)

    "Ai daquele por quem o escândalo vem..." (Mt 18:7)

    No mais, parabéns pelo texto.

    Sola Scriptura, Soli deo gloria!

    ResponderExcluir
  2. sharakatalabaz, balakiss, balahalls, lavasungalanapraia, babaloochiclemacio, siricantalanapraia....ouve ó terra!

    ResponderExcluir
  3. "E até importa que haja heresias entre vós, para que os sinceros se manifestem em vosso meio" 1 Co 11:19

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Bella, que o Senhor Jesus seja sempre louvado através de sua vida.

    Valeu filhota...

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo texto =)
    A falta de bom senso e de idéia de ordem, está acabando com as "igrejas", dizem que o culto está sendo movido pelo Espírito Santo, quando está contra a Escritura inspirada pelo próprio.
    Acaso é um "espírito" de confusão, que se contradiz o tempo todo?

    Busquemos na fonte da Verdade que é revelada a nós nesses dias, a Santa Escritura, e observemos tudo que ouvimos e vemos à luz bíblica.

    NADA ESTÁ ACIMA DA PALAVRA DE DEUS E ELA É IMUTÁVEL!

    Paz.

    ResponderExcluir
  6. Complicado esse texto... Pois fiquei sabendo que vocês mesmo quando participavam do culto achavam sobrenatural... Chegava a irem cantar lá na frente e talz... Ai vem dizer que dava vontade de rir na hora da revelação ou do "fogo" como vocês falam...
    Acho que acabam tento contratições ai...

    ResponderExcluir
  7. Não existe contradição sr. Anônimo, existia sim emocionalismo nas ditas horas do "fogo", capazes de envolver qualquer ser humano, visto que temos inclinação para estes misticismos.

    Por este motivo é extremamente importante nos apegarmos as escrituras sagradas, fonte da única verdade absoluta.

    A bíblia está a cima de toda qualquer experiência pessoal. Visto que experiências pessoais podem ser causadas pelo seu coração enganoso e corrupto. (Jr 17:9)

    O que o sr. disse, não é argumento para considerar o texto contraditório. O fato de um dia termos crido que tal manifestação mostra unicamente o fato de como podemos ser envolvidos pelo emocionalismo nas instituições ditas igrejas.

    "Meu povo está sendo destruído porque lhe falta conhecimento." (Oséias 4:6)

    Existe tanta coisa que quando eu participava cria que era de Deus pela minha ignorância com as escrituras e que hoje mudei meu posicionamento e aceito apenas o que as escrituras me permitem aceitar.

    Dou graças ao Senhor Jesus por isso! Se não fosse pela palavra Dele que nos mostra tudo que precisamos saber, seriamos levados de um lado para o outro por todo vento de doutrina.

    Não quero te converter aos meus pensamentos, pois sou falho e errante. Também não quero que se converta aos pensamentos do Pastor tal, Presbítero Tal ou Bispo Tal. Converta-se a Jesus e baseie-se sua vida unicamente nas escrituras, analisando tudo o que ouve. (Atos 17:11)

    "não ultrapasseis o que está escrito" (1 Co 4:6)

    No mais, se ainda assim achar o texto contraditório, gostaria muito que o irmão postasse o texto bíblico em que está baseando seus comentários. Pois, a única verdade é a bíblica, e analisando o texto de acordo com as escrituras, ele não ultrapassa a palavra a momento algum.

    Um abraço, que Jesus o abençoe!

    Sola Scriptura!

    ResponderExcluir
  8. É incrível como 'as pessoas' vêm aqui e leem os textos procurando motivos pra falar mal. Não tratam como uma exortação bíblica, como um tema importante pra desenvolvimento espiritual nem nada. O que é necessário, tanto quanto o ar que respira, é azucrinar e SEMPRE no anonimato, rs. Acho que de 'honesto' aqui só quem posta mesmo.

    Bem, eu um dia fui pecadora convicta, fui mundana, fiz coisas erradas, logo, não devo falar contra elas? Teu comentário é infundado e até acho que você não veio aqui nem pra argumentar sobre o tema (pois nem bíblia usou), foi só pra fazer um breve desabafo mesmo. Mas tá ok, já nos acostumamos!

    Não sei se você percebeu, mas o teor do texto não foi pra dizer que as revelações, linguas, não eram do Espírito. O que disse (e deixei claro que não desconsidero tais dons), foi simplesmente sobre a ordem e a descência do culto. Naquela época, eu não tinha o entendimento que hoje tenho e por isso, mesmo que te doa, eu postaria este texto de novo umas 500 vezes se fosse necessário. O povo de Deus precisa deixar de ser mimado e aprender a ouvir verdades sem se dizerem julgados e se colocarem como coitadinhos alvos de perseguições. Evangelho é para HOMENS e para MULHERES em letras realmente maiúsculas, adultos e maduros de entendimento.

    ResponderExcluir
  9. Querido anônimo, primeiramente quero expressar minha felicidade em saber que vc acompanha nosso blog. Sinta-se sempre à vontade para expor sua opinião, contanto que não seja no anonimato, pois não nos juntamos aqui para apedrejar a ninguém, mas para falar dos atalhos e caminhos errados das Igrejas (me refiro às instituições humanas, onde podemos achar a instituição divina, a Noiva Imaculada do Cordeiro) à luz das Escrituras, e nada além disso.
    Se em algum dia alguém aqui creu naquele emocionalismo pentecostal damos graças a Deus porque foram libertos desse movimento INIMIGO DAS ESCRITURAS SAGRADAS, mediante a um estudo íntegro da Palavra de Deus. Como já foi dio, o fato de ter crido e hj não crer não constitui contradição, mas sim crescimento em maturidade e conhecimento das coisas de Deus.

    Torno a dizer, fique à vontade para comentar, mesmo que discorde (não temos problemas quanto a isso), mas por favor identifique-se. Isso sim é uma atitude cristã.
    Se vc for de alguma forma ofendido por mim, ou por qualquer outro escritor ou editor, pode ter certeza de que nos retrataremos. Já deixamos claro que julgamos idéias e posicionamentos à luz da Bíblia, e não pessoas, pois Cristo não nos chamou para isso.

    No mais, Graça e Paz a todos.

    ResponderExcluir
  10. Ri muito com esse Leandro.
    Ótimo texto Izabella, sem comentários.

    Larissa

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.