sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Entendendo (ou não) os Pentecostais atuais





Acredito que alguns devem estar se perguntando: "Mas de novo, Izabella? Mais uma vez o mesmo assunto?". Pois é, pessoal... mais uma vez. Mais uma vez em que minha intimidade com Deus foi condicionada a gritos de Glória, falar em línguas e etc.


Dando um passeio pelas Escrituras e lendo sites relacionados ao assunto, algo bem breve e rápido, inúmeras informaçãoes acerca do movimento pentecostal podem ser obtidas. Vamos analisar, então, profundamente, três dos termos mais conhecidos usados por eles, que são: cair no poder; ser batizado com fogo; ser batizado NO Espírito Santo.


Cair no poder

"Saindo os sacerdotes do santuário, uma nuvem encheu a casa do Senhor (vs.10), de modo que os sacerdotes não podiam ter-se em pé para ministrar, por causa da nuvem, pois a glória do Senhor enchera a casa do Senhor(vs.11)." 1 Reis 8

Este versículo é tido como a base bíblica para justificar as quedas tidas como movidas pelo Espírito Santo de Deus. Segundo eles, acontece como que com os sacerdotes: ficam estendidos no chão durante o culto por não suportarem a glória de Deus.No versículo 11, essa ideia seria até aceitável. Porém, no versículo 10, repare:

"SAINDO OS SACERDOTES DO SANTUÁRIO..."

O autor deixa bem claro que os sacerdotes retiraram-se do santuário por não conseguirem ministrar. Não ficaram ali, estendidos, caídos como que mortos ou desmaiados.

Um outro relato em que a Glória de Deus foi revelada e de maneira ainda mais profunda, aconteceu com Isaias. No capítulo de seu livro, vemos:

"No ano em que morreu o rei Uzias, eu vi o Senhor assentado sobre um alto e sublime trono, e as orlas do seu manto enchiam o templo. Os serafins estavam acima dele, cada um tinha seis asas: Com duas cobriam os seus rostos, com duas cobriam os seus pés e com duas voavam. E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória. Os umbrais das portas se moveram com a voz do que clamava, e a casa se encheu de fumaça. Então disse eu: Ai de mim, que vou perecendo! porque eu sou um homem de lábios impuros, e habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o rei, o Senhor dos Exércitos!

Repare que a única coisa que Isaias ou eu e você faríamos caso verdadeiramente contemplássemos a Glória do Deus Altíssimo, não seira pular, gritar, girar ou cair. Seria, sem dúvida, diante de tanta glória e majestade, simplesmente dizer: AI DE MIM!. Seria reconhecer a magnitude de um Deus totalmente santo, relacionando-se e mostrando-se a seres totalmente impuros. Essa é a ação libertadora do Espírito Santo: nada de gritos, giros, quedas ou afins, mas gerar o ARREPENDIMENTO dentro dos nossos corações. Hoje, na Nova Aliança, essa glória de Deus foi revelada em Cristo crucificado e ressurreto.


Batismo com Fogo

"Mas, vendo ele muitos dos fariseus e dos saduceus, que vinham ao batismo, disse-lhes: Raça de víboras! Quem vos ensinou a fugir da ira vindoura? Produzi frutos dignos de arrependimento! E não penseis qu basta dizer: Temos por pai a Abraão. eu vos digo que destas pedras Deus pode suscitar filhos a Abraão. O machado já está posto à raiz das árvores, e toda árvore que não produz bom fruto, será cortada e lançada ao fogo. Eu vos batizo com água, para arrependimento. Mas após mim vem aquele que é mais poderoso do que eu, cuas sadálias não sou digno de levar. Ele vos batizará com o Espírito Santo e com fogo. Na mãe ele tem a pá, e limpará a sua eira, recolhendo o trigo no seu celeiro e queimando a palha com fogo que nunca se apagará." Mateus 3: 7 ao 12

Deixando de lado o fato dos pentecostais subliminarmente dizerem que ser salvo não é suficiente (visto que eu tenho que cair no poder, falar em línguas, ser batizado no e com o fogo e etc.), vamos analisar o texto também usado por eles como base.

João, vendo que aproximavam-se os fariseus e saduceus, dirigiu seu sermão diretamente a eles, conforme vemos no versículo 7. Ele divide a humanidade em dois tipos de árvores: as que produzem frutos e as que NÃO produzem frutos (versículo 10). Vejamos novamente o que acontecerá às que não produzem frutos bons:

"...e toda árvore que não produz bom fruto, será cortada e lançada ao fogo"

Agora vamos mais precisamente ao termo batismo:

"... Ele vos batizará com Espírito Santo e com fogo. Na mão ele tem a pá, e limpará a sua eira, recolhendo o trigo no seu celeiro e queimando a palha com fogo que nunca se apagará." (vs. 11,12)

Pentecostais se vangloriam por se considerarem mais "quentes" espiritualmente e, por isso, mais vivos no Espírito Santo de Deus. Eles afirmam que ser batizado com fogo do Espírito é atingir um nível de espiritualidade elevado, como se estivessem um nível de intimidade com Deus acima de quem não foi batizado com fogo.

João Batista está dizendo muito expressamente que dois batismos serão realizados por Jesus. E vale ressaltar: distintos, que não se completam nem se misturam. Ele começa dizendo do acontecimento dos tais e logo depois explana sua afirmação, explicando que, segundo Ele, haverá duas divisões na humanidade que condicionarão o batismo:

- Trigo
- Palha

o trigo, segundo João Batista, será poupado. Já a palha, será queimada com fogo que nunca se apagará (que é o tal "Batismo com Fogo").

O que será que fez com que a palha fosse poupada? Em Efésios 1 versículos 13 e 14, Paulo responde:

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa. O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória."

Todo cristão, querido leitor, passará por apenas UM batismo, que é pleno e suficiente, o qual nos garante o passaporte para a vida eterna. Batismo esse que é adquirido ao crer, sendo selados com o Espírito Santo de Deus que nos livrará do fogo da sua ira.


Batismo NO Espírito Santo

Muito parecido com o batismo com fogo, tendo por exigência um quesito: falar em línguas estranhas. Para os pentecostais, não falar em línguas estranhas denota uma frieza espiritual e afastamento do Espírito Santo.

Nos cultos pentecostais é comum os irmãos gritando, falando em línguas estranhas um junto do outro em voz alta. É comum, também, alguns se levantarem e rodopiarem (sem nunca parar de falar em línguas estranhas), caírem, fazerem gestos típicos, como se não estivessem sob controle do próprio corpo. Para eles, não basta somente crer: tem que falar em línguas! É assim e tão somente assim que terão absoluta certeza da conversão.

Paulo escreve aos Corintos (os quais ele mesmo chamou de carnais), acerca dos dons espirituais. Vamos ver o que ele diz:

"Segui o amor, e procurai com zelo os dons espirituais, mas principalmente o de profetizar. Porque o que fala em língua desconhecida não fala aos homens, senão a Deus; porque ninguém o entende, e em espírito fala mistérios. Mas o que profetiza fala aos homens, para edificação, exortação e consolação. O que fala em língua desconhecida edifica-se a si mesmo, mas o que profetiza edifica a igreja. E eu quero que todos vós faleis em línguas, mas muito mais que profetizeis; porque o que profetiza é maior do que o que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a igreja receba edificação. E agora, irmãos, se eu for ter convosco falando em línguas, que vos aproveitaria, se não vos falasse ou por meio da revelação, ou da ciência, ou da profecia, ou da doutrina? Da mesma sorte, se as coisas inanimadas, que fazem som, seja flauta, seja cítara, não formarem sons distintos, como se conhecerá o que se toca com a flauta ou com a cítara? Porque, se a trombeta der sonido incerto, quem se preparará para a batalha? Assim também vós, se com a língua não pronunciardes palavras bem inteligíveis, como se entenderá o que se diz? porque estareis como que falando ao ar. Há, por exemplo, tanta espécie de vozes no mundo, e nenhuma delas é sem significação. Mas, se eu ignorar o sentido da voz, serei bárbaro para aquele a quem falo, e o que fala será bárbaro para mim. Assim também vós, como desejais dons espirituais, procurai abundar neles, para edificação da igreja. Por isso, o que fala em língua desconhecida, ore para que a possa interpretar. Porque, se eu orar em língua desconhecida, o meu espírito ora bem, mas o meu entendimento fica sem fruto. Que farei, pois? Orarei com o espírito, mas também orarei com o entendimento; cantarei com o espírito, mas também cantarei com o entendimento. De outra maneira, se tu bendisseres com o espírito, como dirá o que ocupa o lugar de indouto, o Amém, sobre a tua ação de graças, visto que não sabe o que dizes? Porque realmente tu dás bem as graças, mas o outro não é edificado. Dou graças ao meu Deus, porque falo mais línguas do que vós todos. Todavia eu antes quero falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência, para que possa também instruir os outros, do que dez mil palavras em língua desconhecida. Irmãos, não sejais meninos no entendimento, mas sede meninos na malícia, e adultos no entendimento. Está escrito na lei: Por gente de outras línguas, e por outros lábios, falarei a este povo; e ainda assim me não ouvirão, diz o Senhor. De sorte que as línguas são um sinal, não para os fiéis, mas para os infiéis; e a profecia não é sinal para os infiéis, mas para os fiéis. Se, pois, toda a igreja se congregar num lugar, e todos falarem em línguas, e entrarem indoutos ou infiéis, não dirão porventura que estais loucos? Mas, se todos profetizarem, e algum indouto ou infiel entrar, de todos é convencido, de todos é julgado. Portanto, os segredos do seu coração ficarão manifestos, e assim, lançando-se sobre o seu rosto, adorará a Deus, publicando que Deus está verdadeiramente entre vós. Que fareis, pois, irmãos? Quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para edificação. E, se alguém falar em língua desconhecida, faça-se isso por dois, ou quando muito três, e por sua vez, e haja intérprete. Mas, se não houver intérprete, esteja calado na igreja, e fale consigo mesmo, e com Deus. E falem dois ou três profetas, e os outros julguem. Mas, se a outro, que estiver assentado, for revelada alguma coisa, cale-se o primeiro. Porque todos podereis profetizar, uns depois dos outros; para que todos aprendam, e todos sejam consolados. E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas. Porque Deus não é Deus de confusão, senão de paz, como em todas as igrejas dos santos."


O que dizer diante de uma explicação tão clara? O que argumentar? Para justificar tais ações que são absolutamente anti-bíblicas, eles afirmam que se deixam ser absolutamete usados e regidos pelo Espírito Santo, quando O mesmo que inspirou as Escrituras vai contra estas coisas. Afirmam que um culto bem organizado, sem gritos e mistérios é um culto frio e sem a presença do Espírito, quando Paulo claramente diz que prefere falar cinco palavras com a sua própria inteligência, a fim de que se possa aproveitar, do que dez mil em línguas estranhas.

A razão, a lógica, não são nossas únicas ferramentas, mas são sem elas que interpretamos erroneamente as Escrituras. O movimento pentecostal dá "uma ênfase crescente no sentimento em prejuízo do pensamento, na emoção em detrimento da doutrina e na experiência em detrimento do intelecto."

Nosso Senhor Jesus disse que aquele que NÃO o ama, é aquele que NÃO guarda as Suas palavras. E o que fizemos aqui, querido leitor, caso você seja um pentecostal, foi simplesmente explanar a palavra dEle. Então, por amor, saia do engano e entenda que o Espírito não produz ações que contradizem Sua palavra.

Ser cheio da presença de Deus é amar, é ter uma igreja sem divisões. O Espírito Santo só passeia no meio de nós quando estamos absolutamente voltados para Sua palavra e nos deixamos ser moldados e exortados por ela. A presença do Espírito, o Seu fogo, o Seu calor, não anulam nossas capacidades racionais, a fim de nos entregarmos às nossas emoções internas, que fluem de nossos corações que são enganosos.

Voltem-se para Cristo, voltem-se para a bíblia, e lembrem-se: Não vão além do que está ESCRITO! (1 Coríntios 4:6)





Que o Senhor Jesus tenha misericórdia de nós,
Paz!

11 comentários:

  1. ps.: a imagem faz referência ao batismo com fogo.

    ResponderExcluir
  2. muito bom iza :) .a paz do Senhor Jesus Cristo

    ResponderExcluir
  3. Izabella, bom texto. Mas sabe, eu decidi o seguinte. trata-lo-ei como irmãos a medida que me tratem como irmão.

    Trata-los-ei como indiferentes a medida que me ignorem

    trata-los-ei como ímpios a medida que me julguem não crente.

    confesso que me cansei de algumas tolices (neo)pentecostais,

    ResponderExcluir
  4. O irmão Salmo faz com muita propriedade uso da palavra 'neo' no termo do pentecostalismo. Penso ainda que os pentecostais genuínos não se prendem a tais coisas (só é crente cheio do Espírito Santo quem fala em línguas)... penso que pessoas que agem assim são na verdade ramificações sectárias (que infelizmente não são assim declaradas) do genuíno movimento pentecostal. Quer encontrar um genuíno pentecostal? procure os "batistões" que creem na atualidade dos dons, e que amam a Bíblia... esses considero como genuínos pentecostais. Izabella.. quando possível faça uma visitinha ao meu blog www.pelasescrituras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. para uma analise mais profunda escrita por um pentecostal vejam e tirem suas conclusoes:

    http://cirozibordi.blogspot.com/2009/03/pentecostalismo-nao-e-misticismo.html e

    http://cirozibordi.blogspot.com/2009/04/pentecostalismo-nao-e-uma-aberracao.html

    e http://cirozibordi.blogspot.com/2009/03/pentecostalismo-nao-e-misticismo.html e o vídeo : http://www.youtube.com/watch?v=WtL96okLgHM&feature=player_embedded


    nao joguem todos no mesmo saco

    sejam realmente bereanos
    examinem com atençao

    ResponderExcluir
  6. http://www.altairgermano.net/2011/01/eles-falaram-em-outras-linguas.html

    ResponderExcluir
  7. Querido Cláudio Pimenta, analise bem o texto e verá que se refere a uma grande maioria de pentecostais. Quero deixar claro que eu, pelo menos, não sou cessacionista, e nem a Izabella, autora do texto. A crítica foi feita a um tipo específico de prática da grande maioria dos pentecostais. Não condenamos os pentecostais, não temos autoridade pra isso, mas condenamos suas práticas e ensinos que são anti-bíblicos. E só fazemos isso porque realmente agimos como bereanos.
    Analise bem e verá que tais manifestações pentecostais se tornaram escândalo não somente para indoutos e doutos do mundo, mas também para os irmãos na fé.

    No mais, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  8. Cláudio Pimenta, as pessoas só enxergam o que querem ver. Não interprete esse texto como um julgamento, afinal nenhum de nós temos o direito e somos tão perfeitos para ter o direito de julgar alguém. Creio que Izabella não quis dizer que TODOS os pentecostais são assim, ela apenas deu um exemplo. Sei que sua intenção não é julgá-la, mas compreenda o lado dela, que apenas foi honesta. Todos têm o direito de expressar opiniões, assim como você deu a sua, e respeito isso. Interprete o texto e saberá o que ela quis dizer.

    Larissa

    ResponderExcluir
  9. kelvin


    nossa sii vc nao e batizada no espirito busque e seja batiza ...os dons do espirito são pra todos e so querer .. agr tem quii ter intimidade com Deus mt intimidade .... eu fuii criado em uma igreja presbiteriana fikei lá mais de 16 anos e nunka vii o mover do espirito santo lá !!
    depois quii eu sai de la e fuii frequentar uma igre pentecostall alii sim uu realmente conhecii Deus .. amém ii quii a paz do senhor seja com todos vcs ...

    ResponderExcluir
  10. Kelvin, o que realmente impressiona é o seu enorme desprezo pelo que foi escrito no texto e em todo o restante do blog. Se possível releia o texto, e mais ainda, leia outros textos relacionados sobre este tema no blog.
    Quanto ao suposto mover do Espírito Santo que você não viu na Presbiteriana onde foi criado, o que posso dizer é: De alguma forma este suposto mover do Espírito tem algo a ver com uma fidedigna exposição do Evangelho de Cristo? Me parece, pelo seu comentário, que não. Espero que entenda que a mais clara manifestação do Espírito de Cristo é a fiel anunciação da Boa Nova da Salvação de Deus a homens maus, rebeldes, indignos, impuros, corrompidos pelo pecado, dominados por suas paixões ardentes, escravos, não livres, desejosos de tudo que é contra Deus. A boa notícia de que perdoará seus pecados, sem nenhum merecimento, simplesmente por causa da Graça de Cristo, do mérito de Cristo. E espero que entenda que a evidência do Espírito de Cristo em um homem não são sinais e prodígios, ou rodopios, ou supostas profecias, pois o Senhor foi bem claro ao dizer que muitos fariam sinais e prodígios em Seu nome, mas que Ele diria abertamente naquele dia: "apartai-vos de mim, pois nunca vos conheci". A evidência do Espírito em um homem é uma vida regenerada, uma vida de amor, de Graça, de humildade, de santidade, de fidelidade e aplicação da Palavra do Senhor.

    Reflita sobre isso, e seja sempre bem vindo ao Sejamos Honestos.
    No mais, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  11. Parabéns e Deus abençoe a todos que na busca verdadeira de Deus e da real Doutrina de Cristo e do Espírito Santo.
    Concordo com muita alegria com a Izabella Escobar que de forma clara e com certeza inspirada pela Palavra Verdadeira.
    Seria muito bom que os homens parassem de utilizar atitudes equivocadas, espero que seus olhos sejam abertos para enxergarem o verdadeiro mover do Espírito de Deus através da adoração pura e simples.
    GAVJR

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.