segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Nova Reforma Protestante: sonho possível ou utopia?



Meditei bastante sobre a reportagem da Revista Época do mês de agosto, que falava sobre uma “Nova Reforma Protestante”. Confesso que no começo dei pulos de alegria ao descobrir a enormidade de remanescentes que Deus tem levantado, mas, diante de uma boa reflexão à luz das Escrituras, não pude levar tal exultação adiante. Por que? Simplesmente porque não é bíblico!

Paulo em sua terceira viagem missionária, quando chega a Mileto, reúne os presbíteros da igreja de Éfeso e deixa sua mensagem de despedida (At 20:17-38). Dentro de toda a mensagem, ele deixa um alerta:

“Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.” Versos 29-30

E, além disso, Paulo os exorta a manterem a vigilância. Escrevendo aos Corintos ele diz: “importa que aja heresias entre vós PARA que os que são sinceros se manifestem” (1 Co 11:19), tema de um texto que escrevi há alguns meses.

Entendo que os amantes das Escrituras sonham apenas com uma igreja (a Imaculada), apenas uma visão (a Bíblia), sem ungidos super-poderosos, sem heréticos carregados de suas idolatrias avarentas e de todo o engano que tem disseminado no meio da Igreja de Cristo. Talvez essa não seja a melhor maneira para me expressar, mas o que parece é que não são alguns lobos no meio das muitas ovelhas, mas parece que são algumas ovelhas no meio de uma enormidade de lobos. Entendo também que realmente estejamos enfadados de todo esse lixo teológico "malafaiado", "rodovalhado", "macedado", "santiagado", "soarado", "hernandado", etc., que tem sido despejado sobre nós como se fosse Evangelho de Cristo e, por conta disso, quando vemos reportagens como essa exultamos e declaramos aos quatro cantos: “Há esperança!”.

Mas há esperança de que? De que a Palavra de Cristo não se cumpra? Quanta prepotência de nossa parte! Poderia citar uma enormidade de passagens que todos nós conhecemos para mostrar que lobos entrariam no meio da igreja, ou que o amor se esfriaria de muitos, ou que cercar-se-iam de mestres segundo as suas cobiças, e por aí vai. Devemos compreender que isso não melhorará. Se cremos que a Bíblia é verdadeira, então devemos crer que piorará, e que quanto mais apegado e fiel às Escrituras você for, mais “errado” você será. Podem até dizer que é um pessimismo extremo o que eu estou aqui expondo, mas espero que entendam que escrevo isto com o pesar no coração de quem vê quantos são ludibriados pela malícia de homens mal-intencionados.

Devemos compreender que Deus não mudará as coisas agora, nem deixará de cumprir toda a Sua Palavra. Muitos dos que disserem “Senhor, Senhor”, “profetizarem”, “expulsarem demônios em nome de Jesus”, “fizerem muitas maravilhas”, terão suas obras reveladas pelo fogo. Ouvirão do Senhor abertamente Naquele Dia: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”. Entendamos bem, será somente “Naquele Dia”, não agora, nem daqui a algum tempo como conseqüência de alguma movimentação nossa. Até lá teremos que ver surgir ainda outros Pelágios, Macedos, Rodovalhos, Malafaias, Henandes, Santiagos, Soares, etc, na igreja evangélica brasileira. E existirá cada vez mais espaço para pregadores como estes, pois pessoas amam o dinheiro, e com isso buscam pregadores que dirão que Jesus dará dinheiro a quem segui-los, e seus Impérios Babilônicos crescerão cada dia mais. Que fique claro que não estou defendendo a posição de que devemos nos conformar, mas que prossigamos a nossa luta, externando nossas indignações, com amor a Cristo, à Sua Palavra, ao próximo, orando, chorando, clamando, até que venha o Dia do Senhor. Enquanto isso o trigo e o joio crescerão juntos, até o dia da ceifa (Mt 13:29-30).

Dessa reportagem, eu não poderia deixar de destacar o seguinte comentário do Pr. Ed René Kivitz:
“As pessoas não querem dogmas, elas querem honestidade. As dúvidas delas são as minhas dúvidas. Minha postura é, juntos, buscarmos respostas satisfatórias a nossas inquietações.”

Muito interessante o que o Kivitz fala aqui. Realmente o que queremos é que Sejamos Honestos, nós e eles.
E, além disso, vemos uma postura bastante diferente, na qual ele parece deixar claro que quando se tem dúvidas sobre qualquer ensinamento ou posicionamento, busca-se, JUNTOS, respostas satisfatórias para suas inquietações.

Alguns neo-pentecas (na verdade, a maioria) acusam de rebeldia, divisão, convidam a se retirar da denominação, disseminam calúnias para tentar tirar a credibilidade do questionador, entre outras coisas mais. Contrariar seus ensinos absurdos é tido, não só por eles, mas também pelos seus seguidores CEGOS como julgamento. Realmente estamos julgando, não pessoas, mas sim posicionamentos e ensinamentos contrários à Verdade do Evangelho.

Triste é ler a resposta do líder da Renascer com o jargão evangeliquês (usados por todos esses líderes que ludibriam o povo com esse lixo teológico) para continuar pregando o que prega: "O que não é de Deus vai desaparecer, e não vai ser por obra de julgamentos". Hipócrita! Realmente vai desaparecer, mas infelizmente não será agora, será no Dia do Senhor, onde Ele trará a Luz sobre todas as obras das trevas, e haverá a separação do joio e do trigo. Até lá, sinceramente digo que teremos que conviver com essa Satanologia da Prosperidade, pois o Novo Testamento nos mostra claramente que seria assim.

Vale a pena ressaltar que todos nós, escritores e editores deste blog, nascemos na fé em uma denominação neo-pentecostal, afundados em Lixologia da Prosperidade, psicologia e evangelho antropocêntrico. Ou fomos expulsos desse lixo teológico, ou por esse lixo teológico. Mas não podemos deixar de citar que, ainda assim, Deus nos resgatou do império das trevas e nos transportou para o Reino do Filho do Seu amor através de uma dessas denominações neo-pentecostais. Portanto, é bom que não generalizemos e que não digamos que o movimento evangelístico de denominações tradicionais, como, por exemplo, batistas e presbiterianos, são lá essas coisas, pois o problema em si não está no fato de ser neo-pentecostal, ou tradicional, ou pentecostal, mas na aplicação do ensino claro das Escrituras em nossas vidas. Deixo aqui meu protesto de que, em todos os meus anos de vida, sinceramente não me lembro de nenhum membro de denominação tradicional reformada me pregando o Evangelho de Cristo, enquanto os neo-pentecas que não sabem que sou cristão até hoje vem pregar a mim, na sua maioria sem um real entendimento do Evangelho. Ao menos o fazem. E de algo tenho certeza: ainda assim Deus os usa, visto que nós, membros do blog, somos frutos disso, ainda que tenhamos sido chamados apenas para bater a meta de alguém... rs. É importante deixar claro que isso não serve como justificativa para seus ensinos heréticos.

Além disso, nunca conseguiria enumerar a enormidade de pessoas que saíram destruídas e escorraçadas de igrejas tradicionais reformadas, assim como de neo-pentecostais e pentecostais. Portanto, apeguemo-nos apenas à aplicação das Escrituras em nossas vidas, nada além disso. O que passar disso provém da carne ou do maligno. Triste realidade.

Creio que não passe apenas de uma ilusão achar que haverá uma Nova Reforma.

Então, o que faremos?

Fiquemos apenas com a Verdade do Evangelho de Cristo, e o Senhor levantará seus remanescentes.

Graça e Paz!

22 comentários:

  1. Excelente texto meu irmão.

    Só discordo da parte que você diz: "não me lembro de nenhum membro de denominação tradicional reformada me pregando o Evangelho de Cristo"

    Será que o fato de nunca um tradicional reformado ter te pregado o evangelho, não seria por ser basicamente "raro" encontrar uma igreja (realmente) tradicional por onde moramos? Digo isso fazendo comparação númerica entre igrejas tradicionais x neopentecostais/pentecostais.

    Em cada esquina nós encontramos uma igreja neopentecostal ou pentecostal, e todas com visão de "multiplicação", porém, muito dificilmente nós conseguimos encontrar tradicionais reformados por aí. Por isso, creio eu que isso tenha acontecido pelo fato de existir um número incontavelmente maior de Neopentecostais/Pentecostais do que de Tradicionais Reformados.

    Estou dizendo isso, pois esse comentário dentro do contexto em que ele se encaixou deu a entender que os Tradicionais Reformados não fazem evangelismo. Entretanto, pelo menos a IPB, que é uma igreja que tenho acompanhado de perto, tem entre seus pontos mais fortes exatamente o Evangelismo e Missões, tanto missões transculturais como nacionais.

    No mais, achei o texto excelente, assim como todos os outros em que você escreveu, seja apologético ou de reflexão.

    E a respeito do frase do Kivitz e de sua conclusão, deixo também uma frase em concordância de Santo Agostinho:

    "Todo aquele que ler estas explanações, quando tiver certeza do que afirmo, caminhe lado a lado comigo; quando duvidar como eu, investigue comigo; quando reconhecer que foi seu o erro, venha ter comigo; se o erro for meu, chame minha atenção. Assim haveremos de palmilhar juntos o caminho da caridade em direção àquele de quem está dito: Buscai sempre a Sua face."

    Que o Senhor Jesus nos conceda cada vez mais Graça para crescermos juntos Nele e em Sua Palavra e nos aperfeiçoarmos em amor como Igreja Invisível, Única, Santa e Imaculada.

    Soli Deo Gloria!

    ResponderExcluir
  2. Reforma ou retorno?
    Na historia da igreja sempre houve e sempre haverá lobos. Como vc mesmo disse, sempre apareceram novos Pelagios e malafaias da vida. Então gosto de pensar não em reforma, mas em retorno, um "retorno eterno" as escrituras, pois a reforma do seculo XV nada mais foi que isso, um retorno, neste sentido eu creio em mudanças...
    Quanto a evangelismo e a critica ao cristianismo reformado acredito eu que não tenhas muita experiência de vivencia com crentes reformados e suas formas de evangelismo, dai a sua critica.
    Sabia que grande parte dos missionários atuantes ao redor do mundo não são pentecostais e muito menos Neo?

    Mas concordo com a sua desesperança, dela também faço parte e sinto a dor.

    paz sempre.

    ResponderExcluir
  3. Adenilson,

    Se analisarmos bem a reforma de Lutero, veremos realmente que não foi exatamente um retorno. A história nos mostra que realmente não foi.

    Quanto às missões que vc, assim como o Daniel, se preocupou em defender, quero deixar claro: realmente não tenho muito contato, e é exatamente isso o que estou criticando. Realmente não tenho e não tive muito contato, ou contato algum. Nunca pregaram pra mim, não conheço nenhum evangelista reformado, infelizmente. Vcs estão usando argumentos que eu mesmo posso usar contra vcs. Entenda bem que ainda que a maioria dos missionários internacionais sejam reformados, nenhum deles me alcançou aqui no Brasil, onde se pode pregar o Evangelho. Ainda que queiram defender, entendam que isso não mudará o fato de que nenhum deles pregou pra mim. Se algum escritor ou leitor aqui do blog foi evangelizado e doutrinado na fé por algum reformado, por favor se manifeste.

    E sobre vc dizer que a maioria dos missionários ao redor do mundo não são pentecostais ou neo-pentecostais o que posso dizer é simplesmente: GRAÇAS A DEUS!
    Mas muitos neo-pentecas e pentecas estão pelo mundo disseminando esse lixo teológico que amam pregar, e a Igreja Universal é a maior prova disso, infelizmente.

    No mais, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  4. Daniel,

    Analise bem seu argumento:

    “Será que o fato de nunca um tradicional reformado ter te pregado o evangelho, não seria por ser basicamente "raro" encontrar uma igreja (realmente) tradicional por onde moramos? Digo isso fazendo comparação númerica entre igrejas tradicionais x neopentecostais/pentecostais.

    Em cada esquina nós encontramos uma igreja neopentecostal ou pentecostal, e todas com visão de "multiplicação", porém, muito dificilmente nós conseguimos encontrar tradicionais reformados por aí. Por isso, creio eu que isso tenha acontecido pelo fato de existir um número incontavelmente maior de Neopentecostais/Pentecostais do que de Tradicionais Reformados.1”

    Isso somente corrobora com o que eu critiquei, filho. Se não conseguimos achar uma tradicional reformada em nossas redondezas é prova clara de que estão falhando no ide, e entregaram essa obra nas mãos dos donos do lixo teológico. Aí é que está o problema. Entendeu?

    Leia isso que vc disse:

    “Estou dizendo isso, pois esse comentário dentro do contexto em que ele se encaixou deu a entender que os Tradicionais Reformados não fazem evangelismo. Entretanto, pelo menos a IPB, que é uma igreja que tenho acompanhado de perto, tem entre seus pontos mais fortes exatamente o Evangelismo e Missões, tanto missões transculturais como nacionais.”

    Legal isso, mas para nós só serve como estatística, Daniel, pois no meu âmbito de trabalho, no meu condomínio, e outros tantos lugares, o único cristão com visão reformada que prega o evangelho que eu conheça sou eu. Nenhum mais. Todos os outros são neo-pentecas ou pentecas. O triste é que quando me junto com um deles para evangelizar alguém, eu passo mais tempo tentando corrigir a visão teológica da pessoa que está pregando comigo do que verdadeiramente pregando a fé cristã para o descrente. Por isso prefiro pregar sozinho ou com vocês, coisa que não fazemos há muuuuito tempo. Por quê? Não estamos falhando nisso? Não temos a visão reformada? Ou seja, na crítica eu posso até me incluir. Outro dia vi um garoto da Assembléia evangelizando outro na auto-escola, fui ajudá-lo a evangelizar, e acabei passando mais tempo mudando a visão da fé cristã do penteca do que realmente evangelizando. Onde estão os reformados? Não acho nenhum perto de onde moro, e vc ainda quer argumentar com estatística? “Mas alguém dirá: Tu tens fé, e eu tenho obras; mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, te mostrarei a minha fé.” Tiago 2:18
    Não quero aqui pegar todo o trabalho missionário dos reformados e condenar, mas deixar claro que eles falham, isso é fato, pois eu mesmo preferiria ter nascido na fé já compreendendo a corrupção humana do que passar uma parte da minha vida cristã tentando encontrar algo de bom em mim para apresentar diante de Deus, visto que foi assim que fui ensinado. Graças a Deus que com o tempo o Espírito Santo foi me mostrando nas Escrituras que as coisas não são, de fato, assim.

    Mas o objetivo não é debater sobre isso, apenas expor meu protesto. Pense bem, se a maioria dos que evangelizam perto de onde moramos são pentecas ou neo-pentecas, então algo está errado, e eu e você estamos falhando!

    Você nasceu na fé em uma denominação neo-pentecostal, foi doutrinado na fé por alguém também nasceu na fé nesta mesma denominação. Mas Deus mostrou Sua Graça e Seu amor para contigo colocando alguém pra te doutrinar na fé com uma visão bíblica diferente da maioria dos que te cercavam. E assim Deus te fez nascer na fé. Estatísticas não anulam o fato. Entenda isso tão somente.

    No mais, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  5. Leandro, o espaço aqui não creio se dedique a dialogar sobre idéias, e posturas, infelizmente, pois acho que seria um bom tema para seguir dialogando, alias dois temas se derivaram, o movimento de retorno ou de reforma e a questão missiologica ou evangelisticas envolvendo as igrejas reformadas...
    Quem sabe em um outro espaço podemos fazer isso.
    Mas só para pensar.... sua igreja é fruto de que igreja? e aquela de qual? verás que vai retornar a uma Igreja histórica, assim sendo vc no final das contas é fruto de um reformado historico.... kkkkk

    paz sempre....

    Ps. VC usa MSN me adicona ai assim podemos dia-logar

    ResponderExcluir
  6. É Adenilson, realmente não é o espaço. E realmente precisamos semear tempo para discorrer a respeito.

    “Mas só para pensar.... sua igreja é fruto de que igreja? e aquela de qual? verás que vai retornar a uma Igreja histórica, assim sendo vc no final das contas é fruto de um reformado historico.... kkkkk”

    Isso foi uma piada, né??? Hsauhsuahsuhas...
    Realmente chegaremos a uma igreja histórica, a Católica, onde Lutero se converteu...hsauhsuahushauhs...apenas uma piada!

    Independente do que vc diga irmão, entenda que não pode mudar um fato. Simplesmente é algo EXTREMAMENTE DIFÍCIL achar uma igreja reformada aqui, principalmente na Taquara. Se existe não conheço. E mais que isso, creio que vc seja o primeiro evangelista reformado que conheço, e pelo Orkut após debates. Isso é uma reclamação válida, pois eu realmente gostaria de me relacionar pessoalmente com um, algo que em toda a minha vida jamais aconteceu. Tenho que viver vendo Washer, Piper, e outros.

    No mais, Graça e Paz irmão!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o texto! Também compartilho da mesma opinião sobre assunto!

    E também discordo do comentários a respeito dos reformados. Minha conversão se deve ao trabalho de reformados, virtualmente.

    Não nego com ingratidão o tempo que estive em uma igreja neopentecostal, até porque Deus, em sua soberania, sabe melhor do que eu os motivos pelos quais tive que passar por uma.

    Você cita nosso exemplo, mas se esquece da quantidade muito maior daqueles que se tornam duas vezes mais filhos do diabo por serem enganados por esse lixo teológico.

    E se continuar nesse raciocínio de que apesar de tudo os neopentecostais são usados por Deus, o que é bom, uma vez que fomos ganhos lá, irá acabar concluindo que o ateísmo também é ótimo, pois não são poucos os que se convertem após ingressarem em meio ateísta e começarem a pesquisar a respeito de Jesus, o que acaba conduzindo-os à verdade. A ação é 100% divina, nada do que os neopentecostais fizeram me ajudaram a compreender o evangelho mais profundamente, infelizmente.

    ResponderExcluir
  8. Marcella,

    fico triste pelo fato de que vcs não entenderam meu comentário e vêm contra-argumentar de forma equivocada.

    Vc me disse isso, mas não mudou nada, ainda não conheço um pregador reformado, e não abriu nenhuma igreja com visão reformada perto da minha casa. Ou seja, ainda estamos na mesma. Assim como vc, sempre teremos que recorrer ao mundo virtual, o que é extremamente triste. Neste exato momentom agora às 11:40h eu estava pregando o evangelho aqui no Shopping para um rapaz da loja ao lado. Quando ele compreendeu, perguntei se havia alguma igreja perto da casa dele, e ele somente citou neo-pentecostais e pentecostais. Perguntei se havia alguma Presbiteriana, ou alguma Batista, e ele disse: Não, nenhuma.
    Compreendeu agora minha reclamação? O que faço? Mando ele ir para internet ver videos do Paul Washer, Piper, Macarthur, etc, e ficar em casa sem congregar? Se não tem nenhuma reformada perto da casa dele, então algo está MUITO ERRADO. Entendeu agora? Mas ele insistiu em ir na da mãe dele, que é uma Assembléia.
    Será que teremos que revirar os confins da terra para achar uma congregação que pregue o Evangelho genuíno? Isso é cristão? Isso é praticar o IDE?

    E sobre seu comentário a respeito da denominação onde vc se converteu, fico triste (e ao mesmo tempo encontro em mim pecado de vaidade) por vc desprezar o fato de ter sido minha aluna, e eu só ter ensinado a vc a Bíblia, nada além disso, indo até contra o que a liderança da igreja prega. Não desprezo plenamente o trabalho de neo-pentecostais pelo fato de que lá encontrei grandes homens de Deus que me conduziram a compreender melhor o Evangelho, dos quais cito o Pr. Marcus Vinícius, por exemplo, que me ensinou muito do Evangelho da Graça de Deus. Vcs estão cindo no erro do extremismo, desprezando o fato de que o maior interessado na correção dessas denominações é o próprio Deus, levantando professores entres os jovens com o Vitor Grando, e outros que se aplicam a compreender e ensinar a verdade de Cristo. Se não te acrescentei em nada, sendo teu professor, te peço perdão, e mais ainda, peço perdão a Deus por isso.
    Tive a oportunidade de sair de lá há pelo menos 4 anos atrás, o que não fiz, pois achei que poderia ajudar alguns, o que Graças a Deus consegui fazer, assim como também o Vitor, entre outros. Tenho ainda muitos amigos que permaneceram lá depois que saí, fiéis à Cristo, e que não posso incluí-los no meio dos pregadores de lixo teológico. Não posso desprezar uma pregação do Pr. Washington de púlpito sobre a Graça de Deus, que me levou a compreender melhor minha posição em Cristo.
    Eu verdadeiramente me converti lá.

    Vc diz que a ação é plenamente divina, e nisso concordo profundamente, e talvez seja esse o motivo que impeça a expansão de Prebiterianas Reformadas, ou não, isso sim deixarei Deus julgar. Talvez seja mais conveniente ver a expansão das neo-pentecostais pregando lixo, e deixando Deus usar John Piper e Paul Washer pelo Youtube, pelo VoltemosaoEvangelho.blogspot.com, pra depois irem congregar em sua fileiras, assim como aconteceu com vocês. Realmente, devemos glorificar somente a Deus que deve estar falando aos Reformados: A quem enviarei? E ouvindo o silêncio de uma boa parte deles. Os que respondem, em sua maioria, estão em campos missonários fora do Brasil. E nós brasileiros? Temos que começar nossa vida cristã amando ouvir Malafaia, Rodovalho, Hernandes, Soares, Feliciano, entre outros. Confesso que me esforcei para lembrar o nome de algum pregador reformado brasileiro, e não achei nenhum em minha mente. Com um tempo, creio que eu lembrarei. ´Por isso acabo citando os de fora, que amamos ouvir. Isso é triste!

    No mais, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  9. Ah, mais uma coisa, eu ainda sou membro de uma igreja neo-pentecostal, e hj caminho com alguém, a quem chamo de meu pastor por realmente me pastorear (mesmo não tendo o título), que a cada dia é usado como instrumento de Deus na minha vida para aprender e crescer na aplicação da verdade cristã em minha vida, aprendendo a amar o meu próximo, ser mais paciente, mais humilde, etc. É o Ruy Rodrigues, a quem vocês mesmos admiram como pregador. O incluo entre os melhores pregadores que ouvi, e não estamos numa igreja reformada. O problema, que foi o que critiquei no texto, é que rotularam como quem prega esse lixo teológico como igreja néo-pentecostal. Mas devemos entender que minha atual denominação é neo-pentecostal pelo fato de não ser nenhuma tradicional, ela é uma igreja nova, com pouco tempo de fundação, mas recheada de homens de compromisso com Deus, portanto é muito perigoso inclui-los no rótulo que a reportagem criou. Alguns que hj congregam lá saíram destruído de algumas tradicionais, como também de pentecostais ou de neo-pentecostais, o que é o meu caso. Fui acolhido com muita Graça e Amor de Cristo, e isso não posso desprezar colocando este rótulo neles.

    Batemos sempre ne tecla sobre a igreja invisível, a Imaculada, e acabamos caindo no erro de olhar para rótulos e templos. Isso é triste. Pra condenar TODAS as neo-pentecostais usaram até ateu na reportagem, e isso sim é muito perigoso.

    Creio que se EU (Leandro Siqueira) saísse de lá pra procurar uma igreja reformada para congregar seria extremamente ingrato com Deus, e negaria o meu chamado Nele, pois assim como eu, lá vejo inúmeros remanescentes. Estaria sendo egoíta, pensando somente em mim, e não em quanto Deus quer que eu ajude e conduza à Sua verdade e à Sua Glória.

    Reflitam sobre isso.

    No mais, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  10. Vc é da taquara???? O pastor da IPB da Taquara é amigo meu, e incrível pois um dos fortes do trabalho dele é o evangelismo..... rs. vou ver se consigo detalhes da igreja e te mando.

    ResponderExcluir
  11. Ah mais uma coisa, se vc realmente tiver interesse em saber como funciona o evangelismo em uma igreja de origem reformada eu posso te dar uma dúzia de endereços de igrejas que fazem trabalho de evangelismo ai no Rio, e inclusive da sua area.. talvez uma coisa que seja diferente são as metodologias de evangelismo entre os reformados... mas metodos diferentes não significa não fazer.


    paz sempre...

    ResponderExcluir
  12. Sim Adenilson, sou da Taquara, e sim, gostaria muito de saber do movimento evangelístico de uma igreja reformada sim.

    Mas quero deixar claro que minha crítica foi construtiva, o que parece que não entenderam. Não falei que não façam, mas que falham. Isso é um fato que estou expondo, nada além disso. É impressionante que durante toda a minha caminhada em Cristo eu não descobri nenhuma IPB aqui na minha área, e só vim descobrir isso depois de uma crítica, e ainda assim por meio do meu texto no blog, e não pelo movimento evangelístico deles, que vc afirma que é forte, mas a prática não mostra isso. Já supra-citei minhas argumentações,portanto creio que a este respeito não preciso me estender.
    É bom que venhamos a aprender a lidar com as críticas, principalmente as construtivas, pois a verdade é que se tem alguém no meu condomínio que não ouviu o Evangelho genuíno é pq estou falhando, e realmente estou. Mas para vcs é absurdo se eu disser que pelo fato de não ter uma IPB aqui perto, ou se tem (como vc afirmou) e eu não saber, mesmo que tenha procurado,se eu disser que estão falhando é uma crítica que vcs não podem aceitar. Incompreensível!

    Mas aguardo suas informações pelo Orkut, onde te adicionei. No meu perfil vc encontra meu MSN.

    Grande abraço irmão, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  13. Não é falta de saber lidar com críticas, Leandro. É discordar da sua opinião. Para mim, o que você disse está errado. Você está confundindo o cumprir o IDE com apresentar GRANDE MULTIPLICAÇÃO DE IGREJAS. Não é porque vc não foi alcançado pela IPB da Taquara que ela não cumpriu o IDE. Ela apenas não é igual a Sara Nossa Terra, por exemplo, que tem uma igreja na Freguesia, no Anil, no Sulacap, etc., e em quase em todos os bairros de Jacarepaguá, o que dá uma probabilidade muito maior de vc ter sido alcançado por uma pentecostal (Isso sem mencionar as diversas outras denominações pentecostais e neopentecostais, que as vezes apresentam mais de 3 igrejas de denominações diferentes em uma mesma rua). Isso é uma característica das igrejas neopentecostais: espalham-se rapidamente com trocentas igrejas, apresentando quantidade numérica em membresia, mas sem qualidade, sem progredir na maturidade cristã. E ouso dizer: até mesmo sem produzir conversões. O suposto Ide que estão "cumprindo", leva uma mensagem muito diferente do Evangelho de Cristo. Até porque o que é mais atrativo: uma igreja que ensina que o homem não presta para nada ou uma que o endeusa e lhe dá o poder de mandar em Deus? Entendeu?

    ResponderExcluir
  14. Ahh, e cumprir o IDE implica em IR, e ir levando a mensagem verdadeira. Não adianta ir levando mentiras! Quem vai, mas não leva a verdade consigo, não está cumprindo o IDE.
    Então, na melhor das hipóteses, concordaria um pouco mais com vc, se vc tivesse exposto sua visão como uma crítica ao não cumprimento da parte do "IR", dos tradicionais, mas também uma crítica mais efetiva a parte de "LEVAR A VERDADE" dos neopentecostais. Mas não, pareceu que vc quis dizer que eles são "menos culpados", dizendo que pelo menos, apesar de todos os erros, eles cumprem a parte de "IR", dando como exemplo da "vantagem" disso a nossa conversão, o que, ao contrário de vc, não considero como um fruto disso, pois não me converti devido ao "ir" deles, mas sim devido ao ensino de tradicionais na internet. A atuação deles apenas despertou minha curiosidade por Jesus, da mesma forma que poderia ter sido despertada em um ambiente ateu ou espírita, e assim, teria me conduzido à verdade, por também despertar a curiosidade por Jesus.

    ResponderExcluir
  15. Bem Marcella, seu posicionamento em realmente criar um debate aqui (quando não há necessidade, visto que temos opiniões semelhantes) só pode ter uum destes 3 motivos (na minha opinião):

    1º Ou vc está com uma grande dificuldade para entender (daí o motivo de seus argumentos serem recheados ataques ao neo-pentecostalismo/pentecostalismo, os quais em momento algum eu defendi).
    2º Ou então não soube receber a crítica, e por isso defende sua visão cegamente, sem levar em consideração nada do que argumentei anteriormente ou no texto.

    Mas tudo bem, vamos lá.

    “Não é falta de saber lidar com críticas, Leandro. É discordar da sua opinião. Para mim, o que você disse está errado.”

    Não, não estou errado. Não conheço nenhum membro ativo no evangelismo da Presbiteriana, não conheço ninguém que tenha sido ganho para Cristo pela IPB, nunca vi nenhum movimento evangelístico da IPB, nunca tive sequer algum contato com algum membro da IPB (se tive, sinceramente não foi marcante, pois nem lembro), nem no trabalho, nem na academia, nem na rua, nem em lugar nenhum. Não posso dizer que conheço alguém da IPB. Falo isso com tristeza, pois com certeza que as coisas fossem diferentes disto que estou expondo. Isto seus argumentos não podem mudar. Espero que não tenha que escrever isso novamente em meus contra-argumentos. Na verdade, espero que nem tenha que voltar aqui pra responder a você e ler seus argumentos com críticas às neo-pentecostais/pentecostais e seus métodos de evangelismo com visão de multiplicação, pois assim como você sou questionador desses métodos também, nunca defendi e jamais defenderei. Então apegue-se somente a compreender minha crítica aos reformados no Brasil, e não a entender que defendi os NP/P. Compreendeu? Sua crítica a eles não me afetam, na verdade faço coro com você.

    ResponderExcluir
  16. “Você está confundindo o cumprir o IDE com apresentar GRANDE MULTIPLICAÇÃO DE IGREJAS. Não é porque vc não foi alcançado pela IPB da Taquara que ela não cumpriu o IDE.”

    Leia novamente o texto e meus posts. Não falei que ela não cumpriu, falei ela FALHOU. Falhar é uma coisa, e não necessariamente é não cumprir. Já expliquei acima que se existem pessoas no meu condomínio, ou no meu trabalho, no meu contato diário que não expus a mensagem da Cruz de Cristo EU ESTOU FALHANDO. E isso realmente ocorre. Realmente estou falhando. “Portanto, aquele que SABE que DEVE fazer o bem e não o faz nisso está pecando”(Tg 4:17). “Prega a Palavra, insta, quer seja oportuno, quer não...”(2 Tm 4:2a). Quer seja oportuno, quer não...compreendes estas palavras? Eu, você e todos os irmãos em Cristo devemos compreender que temos nossa motivação é INFINITAMENTE MAIOR do que a dos NP/P para cumprir o IDE. Nós compreendemos a Verdade do Evangelho, defendemos aqui no blog com unhas e dentes. Não queremos nossas igrejas cheias apenas de criaturas de Deus, mas realmente cheias de filhos, pessoas de verdadeiro compromisso com Cristo e Sua Palavra. Nosso motivo é muito maior. Eu assumo aqui que peco, que falho nisso, Não sei você, mas eu assumo meu pecado, e me aplico para tentar mudar isso. Creio que você deva cumprir isso todos os dias, além de incitar toda a IPB a fazer o mesmo, daí o motivo de defender com tanto afinco sua posição. É bom você compreender também que muitas pessoas necessitam ouvir o Evangelho em sua faculdade, inclusive seus professores. Será que Deus terá que enviar os missionários da sua igreja? Ou você não tem resposta para a pergunta de Deus: “A quem enviarei?”. Confesso a todos que muitas vezes não respondi a Deus quando Ele fez brotar essa pergunta no meu coração. Muitas vezes semeei tempo na academia para explicar sobre suplementos, e poucas para pregar o Evangelho. Será que não estou falhando?

    ResponderExcluir
  17. Conseguiu compreender o que é falhar no IDE?

    Espero de todo o coração, Marcella, que você não receba tais palavras como ataques, mas como exortação. Apenas estou te expondo o que Deus fala COMIGO sobre a aplicação do IDE em meu dia-a-dia. Se em nada fala com vc o que escrevi, então apenas despreze, sabendo que ao menos comigo fala, e MUITO.

    “Ela apenas não é igual a Sara Nossa Terra, por exemplo, que tem uma igreja na Freguesia, no Anil, no Sulacap, etc., e em quase em todos os bairros de Jacarepaguá, o que dá uma probabilidade muito maior de vc ter sido alcançado por uma pentecostal (Isso sem mencionar as diversas outras denominações pentecostais e neopentecostais, que as vezes apresentam mais de 3 igrejas de denominações diferentes em uma mesma rua).”

    Só para deixar claro, quando me converti só existia a da Barra. E isso não é um bom argumento para desprezar tudo o que já expus acima, que não conheço sequer um membro da IPB.
    Quer dizer que pelo fato de as NP/P crescerem em grande número induz a IPB a agir de forma contrária? Não entendi.

    “Isso é uma característica das igrejas neopentecostais: espalham-se rapidamente com trocentas igrejas, apresentando quantidade numérica em membresia,”
    Na verdade essa é uma característica da Igreja Primitiva, vista em Atos. Se a IPB não faz como a igreja bíblica, está falhando. O testemunho dos judeus em Tessalônica era de que Paulo e Silas estavam transtornando O MUNDO pelo que pregavam em toda a parte (At 17:6). Já ouvi muitos dizerem que quero converter todo mundo, mas posso fazer mais para Cristo. Por isso creio que eu peque quanto a isso.

    ResponderExcluir
  18. “mas sem qualidade, sem progredir na maturidade cristã. E ouso dizer: até mesmo sem produzir conversões. O suposto Ide que estão "cumprindo", leva uma mensagem muito diferente do Evangelho de Cristo. Até porque o que é mais atrativo: uma igreja que ensina que o homem não presta para nada ou uma que o endeusa e lhe dá o poder de mandar em Deus? Entendeu?”

    Quero saber onde foi que discordei disto. Concordo plenamente. E realmente não produz conversões em sua plenitude, e digo mais, em uma enorme maioria de não-convertidos, amantes de si e das coisas do mundo.
    Mas não posso desprezar que alguns se convertem, o que é o meu caso. Por causa de NP/P tive meu primeiro contato com a Bíblia. Já citei homens de Deus acima que me ensinaram a compreender melhor a verdade do Evangelho que eram da Sara, então não preciso voltar nisso. Se com você não foi assim, então torno a repetir, te peço perdão, pois como teu professor falhei.

    “Ahh, e cumprir o IDE implica em IR, e ir levando a mensagem verdadeira. Não adianta ir levando mentiras! Quem vai, mas não leva a verdade consigo, não está cumprindo o IDE. Então, na melhor das hipóteses, concordaria um pouco mais com vc, se vc tivesse exposto sua visão como uma crítica ao não cumprimento da parte do "IR", dos tradicionais, mas também uma crítica mais efetiva a parte de "LEVAR A VERDADE" dos neopentecostais.”

    Peço que volte a ler o texto, pois foi exatamente isso o que critiquei. Em momento algum exaltei o movimento evangelístico deles, apenas critiquei o dos tradicionais. Nada além disso. Leia novamente a parte final do texto.

    ResponderExcluir
  19. “Mas não, pareceu que vc quis dizer que eles são "menos culpados", dizendo que pelo menos, apesar de todos os erros, eles cumprem a parte de "IR", dando como exemplo da "vantagem" disso a nossa conversão, o que, ao contrário de vc, não considero como um fruto disso, pois não me converti devido ao "ir" deles, mas sim devido ao ensino de tradicionais na internet.”

    Vc pode não se considerar, mas eu afirmo que lá me converti. Não por Palavra vinda de púlpito, mas na obra de Cristo no discipulado. Não o discipulado metodológico que lá aprendemos, mas no caminhar com alguns irmãos, no serviço a outros homens como para Cristo, no chorar, nas súplicas, orações, intercessões, nas ações de Graça. Realmente não me lembro de você nestes momentos, mas apenas de te ver nos cultos de sábado e na sala de aula no domingo à tarde. Uma coisa posso te garantir, fiz com o coração reto em Cristo pelo fato de ter sido salvo por Ele, não para agradar a homens. Em suposta “rebeldia” me negava a dar estudo de célula com livrinho, usava a Bíblia apenas. Em muitas aulas que apliquei a você, por exemplo, evitava falar sobre algumas partes que defendiam a visão FINANCEIRA e ESPIRITUAL (quebra de maldição, etc...) da Sara.
    Realmente servi a Cristo, e creio que muitas destas obras quando passarem pelo fogo no Dia do Senhor virão junto com minha coroa, meu galardão, entregues pelo Senhor Jesus.

    “A atuação deles apenas despertou minha curiosidade por Jesus,”

    Prefiro ficar apenas com essa parte do seu último comentário. O que creio, e você também, é que independente de ter sido pela atuação deles, ou pelo vídeo do Paul Washer, sua curiosidade por Cristo foi verdadeiramente despertada pelo Espírito Santo, e nisto tenho certeza que concordamos. Mas não deixe de citar a ação deles, ainda que tenham sido pra você a mula de Balaão, a qual Deus usou para expor a insensatez do profeta (2 Pe 2:16).

    E quando se refere à ação deles, você está me incluindo, visto que fui seu professor lá.


    No mais, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  20. Ah, e deixo uma passagem para sua meditação:

    "São os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso;
    se, porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas. Portanto, caso a luz que em ti há sejam trevas, que grandes trevas serão!" Mt 6:22-23

    Aprenda a ver as coisas com mais Graça. A apologética sem Graça é nula, assim como a fé sem obras.

    Te incentivo a ler um pouquinho mais Brennan Manning, será de grande proveito. Me tem feito crescer muito em amor e graça.

    E não condicionemos nossa conversão ao conhecimento. Não somos gnósticos. Crer nisso é crer na salvação por obras.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  21. Leandro meu amigo,

    Primeiramente quero dizer que fico feliz pela consideração sua e da galera para comigo.

    De verdade não me acho um grande pregador, porem devido as pancadas que tomei durante minha vida, principalmente por causa da instituição, creio que só existe um jeito de caminharmos na direção que Cristo mandou que é olhar para Ele e fazer o que de verdade acreditamos que é o evangelho:

    Amar mesmo sem ser amado, perdoar mesmo quem não merece perdão,fazer o bem sem esperar nada em troca, ou seja,fazer com que nossas vidas falem mais do que nossas palavras vivendo uma vida de santidade alicerçada na graça e na misericórdia de Cristo e que tudo seja para glorificação do nome de Jesus e não o nosso próprio nome ou o nome da instituição que congregamos.

    O pastor Ed René Kivtz falando sobre o evangelho dos evangélicos e o evangelho do Reino de Deus faz duras criticas contra as igrejas neopentecostais, entretanto o quer mais me chamou a atenção nesta mensagem é a descida que ele se refere até chegar a tais igreja, vejamos:

    A Igreja de Cristo
    A Igreja do Império Romano de Constantino
    A reforma protestante
    O Denominacionalismo
    As igrejas tradicionais
    As igrejas pentecostais
    Até que chegamos às Igrejas neopentecostais.

    Depois que a igreja deixou de ser de Cristo para ser do estado ou das denominações as mensagens na maioria das vezes foram para justificar os conceitos humanos e não os divinos, cada um tentando defender suas doutrinas e crenças.

    Em minha opinião deveríamos, com exceção da Igreja de Cristo, colocar tudo dentro de um mesmo saco e jogar no lixo, porem não podemos fazer isso. Então o que faremos?

    Acredito que o mais correto é pararmos com esse debate sobre as instituições e independente de onde estamos congregando fazermos o caminho de volta para a Igreja de Cristo, onde Ele, o Senhor Jesus, é o centro de todas as coisas.

    Ruy Rodrigues.

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.