quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Intimidade com Deus



Estou cansado...

Cansado de ver as pessoas dizendo ter intimidade com Deus, sem ao menos demonstrarem arrependimento e compreensão verdadeira da fé que professam e do entendimento do quão sujas e depravadas são. Cansado de ouvir que igrejas bíblicas, que fitam seus olhos e suas mensagens apenas na cruz, ao invés de milagres e prosperidade, são igrejas frias. Cansado de ver a ignorância de muitos ao acharem que experiência e intimidade com Deus se limitam a cair, tremer, rodar, pular e berrar meia dúzia de palavras estranhas dentro de um ambiente repleto de pessoas repetindo jargões e tomadas pelo emocionalismo.

Ter intimidade com Deus é conhecê-lo profundamente. E conhecer a Deus profundamente necessariamente implica em compreender de forma clara a sua posição em relação a Ele. Sendo mais claro, se você tem intimidade com Deus, você necessariamente irá compreender de forma incompreensível aos homens o quão sujo, depravado, miserável, cego, repugnante e necessitado da Graça Divina você é. Muito diferente dos super pastores, líderes e telepregadores que vemos em nossa atualidade, com seu lixo teológico antropocêntrico, soberbos, se autodenominando apóstolos, ungidos de Deus, cheios de revelações totalmente sem fundamento bíblico, alegando terem intimidade de Deus.

Ter intimidade com Deus não significa fazer bizarrices infundadas. O fato de eu ser amigo de alguém, e ficar pulando e gritando junto a essa pessoa, não acarreta crescimento em intimidade.  No lugar disso, essa qualidade pode ser perfeitamente observada quando olhamos para uma pessoa em alguma situação, e logo sabemos o que ela pensa, ou o que ela acha sobre algo.

Só o relacionamento com Deus traz a plena compreensão de quem somos. Só compreendendo a Ele, compreenderemos quem somos. Porque compreendendo quem Ele é, e o que Ele acha sobre as coisas, compreenderemos quem somos e reconheceremos a nossa depravação. (Isaías 6:5)

Não existe um só homem que verdadeiramente tenha intimidade com Deus e que, por causa disso, se ache alguma coisa. Acredite, se tal homem afirma ter intimidade com seu criador e não reconhece sua repugnância e pequenice, não é o Espírito de Deus que está agindo sobre este homem, mas sua própria carne – ou até mesmo, um espírito imundo. E falo isso sem medo de errar.

Spurgeon, um pregador reformado e puritano, por quem tenho grande admiração pelo seu compromisso com o Evangelho e pela grande intimidade que demonstra ter com Deus-Pai, pela Graça disse:

Eis que sou vil, o mais baixo entre os homens.
Há pecado em minha santidade, incredulidade em minha fé.

Desde o nascimento o pecado me enganou, e me matou.
Assim, o mal, que rejeito, me persegue.
E o bem que almejo, esse não faço.

Contudo, o Rei da Glória me ouviu, ainda que eu seja um homem de lábios impuros, e que os lábios falem do que o coração está cheio.
Ele se chegou a mim, e se chega a todos que se chegam a Ele.

Maravilhosa é a Graça do Senhor, ela é irresistível - quando poderosamente chama, ninguém pode negá-lo.
Em amor fui atraído e em benignidade me rendi ao Deus dos deuses, Aquele que não é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse.

Pois sei do que o Espírito de Deus me testifica: que o homem não é justificado pelo que faz, mas pela fé em Jesus Cristo.
E eis que tenho recebido, por Graça, esse dom, de crer em Jesus Cristo, para ser achado justo pela fé nEle, e não pelo que eu faço; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.
E, por causa desse tão grande amor de Deus, que me adotou como Filho e me justificou, não me sendo isso em nada merecido, odeio o pecado, pois não é pecando que a Graça irá abundar.

Assim, ao mundo, me assemelho a pregador de deuses estranhos; porque lhes anuncio o evangelho da graça de Deus, que gratuitamente concede a fé em Jesus e a ressurreição.

Esta que anuncio, e vivo, é uma palavra fiel, e digna de aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo, para salvar os pecadores, dos seus pecados e da ira que vem sobre esses.

E nisso se conhece o amor de Deus Pai.

Tal discurso só poderia ser proferido por uma pessoa que tenha verdadeiramente intimidade com Deus, pois homem algum fora de Cristo pode reconhecer sua insignificância.

Lembrem-se: as Sagradas Escrituras são extremamente claras quando dizem que nosso coração é enganoso, e desesperadamente corrupto (Jr 17:9). De acordo com esse versículo esclarecedor, acho perigoso basearmos nossa fé e medirmos nosso nível de intimidade através de nossas experiências pessoais, achando que por sentir arrepios e sensações esquisitas ao orar, é sinal verídico de nossa experiência e intimidade com Deus.

Que possamos voltar às Escrituras, pois é lá que Deus se revela plenamente na pessoa de Jesus Cristo (Cl 2:9), e é através delas, conduzidos pela ação de Seu Santo Espírito, que adquirimos conhecimento e intimidade com Deus-Pai.

Desejo de todo meu coração que pelo intermédio das lágrimas de arrependimento, nós possamos ver mais claramente o brilho e a glória da cruz salvadora, compreendendo assim, a nossa posição diante de Deus.

Pela Graça!

Daniel Canicio

Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?” 
(Romanos 7:24)

SOLA GRATIA!

9 comentários:

  1. Meu Pai! Que palavras sábias... Que o Deus Eterno continue te dando esse entendimento verdadeiro que é o que falta no coração de muita gente religiosa.Muitos andam com a Bíblia debaixo do braço mas tem desprezo pelas escrituras que nos foi deixada para examinar.Usam ela apenas para seu bel-prazer e ganhar lucros... Creio que um dia os servos do Senhor terão o seu galardão e serão chamados de filhos amados , e esses que hoje se apresentam como grandes ungidos ou grandes apóstolos (na verdade são lobos) terão também sua recompensa,pois as suas obras os detonarão , pois são más! Creio que um dia ,num futuro próximo os servos de Deus cantarão um louvor todos juntos de agradecimento por tudo que passamos aqui nessa terra ,onde calaram nossa voz ,para que a voz do inimigo falasse mais alto.. eu creio... que cantaremos um lindo hino de louvor ...todos juntos ,vai em frente guerreiro , O Eterno conta contigo! Nunca desista!

    ResponderExcluir
  2. EXCELENTE!
    É admirável ver o teu crescimento em sabedoria e conhecimento, Daniel. Glória a Jesus por isso!

    O fogo que eu sinto arder dentro de mim não me faz pular, não me faz cair, não me faz rodopiar. Esse fogo faz com eu olhe pro meu irmão e consiga dizer que eu o amo em Cristo Jesus; esse fogo faz com que dia após dia eu olhe pra dentro de mim e me veja como o miserável homem que, assim como Paulo, eu sou; esse fogo pode até me fazer falar em línguas (o que ainda não fez), mas isso jamais será motivo de me achar fria, porque esse mesmo fogo me deu a compreensão das Escrituras que de tão clara em relação a isso, talvez compreensão nem fosse preciso; esse fogo que arde dentro de mim me fez entender que ser tomado pelo Espírito é ser tomado pela Sua palavra; esse fogo me mostrou que não é a roupa que eu entro na Igreja que me torna uma pessoa de reverência, mas o modo como meu coração teme e treme diante do Deus altíssimo; esse fogo me mostrou que um boné não te tira da presença dEle tanto quanto os emocionalismos baratos e os "eis que eu te digo"; esse fogo me disse, também, que esses "revelamentos" não passam daquela velha história do ser humano querendo ocupar o lugar de Deus e da Sua palavra, abrindo mão daquilo que já foi dito na bíblia e que já é suficiente, preferindo elucidações alheias; esse fogo não condiciona a minha intimidade com Deus a momentos de êxtase espiritual, mas a dias de vida absolutamente cheios de arrependimento e de crescimento em ENTENDIMENTO das Escrituras.

    ResponderExcluir
  3. É, difícil expor minha tensão com esse tipo de coisa. Não consigo nem falar.

    Abraão, Moisés, Elias, Eliseu, os Apóstolos, e até o próprio Jesus no Getsêmani ficariam com "inveja santa" de alguns por aí que acordam de manhã com Deus falando "Bom dia" pra eles, orientando tudo, o que comprar e até que esquina dobrar com seu carro. Simplesmente desesperador!

    Mas Jesus vai voltar, e ficaremos livres dessa palhaçada toda por aí. O circo vai pegar fogo e os palhaços queimarão, caso não se arrependam.

    Misericórdia de mim, Senhor, pois sou fraco e pecador, necessitado somente da Tua Graça, que pra mim é tudo.
    Senhor, nunca me permita tratar como barato o que para Ti foi caro, Teu Filho Jesus Cristo, que foi entregue justamente por causa da minha podridão e rebelião.

    No mais, Graça e paz!

    ResponderExcluir
  4. Pirata tinha mais intimidade quando andava com pandeiro na mochila e se tremia no culto dos penteca...

    Começou a meditar nas Escrituras, buscando aplicar em sua vida, virou Daniel Canício, o homem que ama a Palavra, agora dizem que tá geladão...

    vai entender....

    ResponderExcluir
  5. Leandro lembrando do meu velho homem!

    rs...

    Sinto até vergonha de lembrar dessas coisas. Mas Graças a Deus, que por intermédio de Seu Santo Espírito abriu meus olhos e me libertou do evangelho dos homens - empírico e antropocêntrico -, levando-me ao Evangelho de Cristo.

    Como dizia Lutero:

    "Fiz uma aliança com Deus: que Ele não me mande visões, nem sonhos, nem mesmo anjos. Estou satisfeito com o dom das Escrituras Sagradas, que me dão instrução abundante e tudo o que preciso conhecer tanto para esta vida quanto para o que há de vir."

    SOLA SCRIPTURA!

    ResponderExcluir
  6. Quando sou fraco, então sou forte...

    Quão enigmatica e poderosa é a frase paulina. Enquanto muitos de nós buscamos ser forte, Paulo buscava enfraquecer-se e depender totalmente de Deus.

    Quem me dera Daniel ser fraco ao ao ponto de ser como dizes no seu texto, ser fraco e depender totalmente de Deus.

    Que o Deus de toda fortaleza cumpra em nós aquilo que nossa força não alcança, e que cada dia mais desfaleçamos de nossos próprias forças e nos fortaleçamos da força que provem dEle.

    parabéns pelo texto.

    ResponderExcluir
  7. Daniel meu irmão,
    Tenho um carinho muito grande por vc e toda essa galera de Deus.

    Concordo plenamente com tudo que vc escreveu.
    É verdade que estamos vivendo dias de tremendas aberrações em nome de Jesus, porem muito me preocupa o fato de como vc iniciou seu texto “Estou cansado...”

    Fazendo uma analogia sobre a passagem de: Mt 14.22-33

    a)Vejo no barco: A igreja que Jesus manda ir na direção que Ele queria.

    b)No mar: O mundo com seus ventos contrários

    c)Jesus andando sobre as águas: A volta do messias para acabar com essa tormenta.

    Gostaria de falar sobre duas estratégias do inimigo:

    I – Fazer com que as pessoas abram mão das verdades de Deus e andem de acordo com o sistema falido do mundo, ou seja, na direção dos ventos. São lideres que se corromperam por causa da ganância, se venderam a políticos corruptos e estão brincando com o evangelho, pois não acreditam mais no juízo de Deus.

    II – A outra estratégia do inimigo é desmascarar toda essa podridão, abrindo as cortinas para que aqueles que não se dobraram ao sistema maligno do mundo, venham ficar “cansados” de remar contra a maré.

    Veja que Jesus veio sobre as águas, ou seja, Ele está acima de tudo isso e muito mais Ele está no controle.

    O pedido de Pedro e aceito por Jesus é o que precisamos pedir e fazer. “andar sobre toda essa tempestade olhando para o autor e consumador da nossa fé.

    No momento que Pedro tira os olhos de Jesus e volta a olhar a tempestade e os ventos contrários ele afunda.

    Filho o senhor vai julgar a todos nós e com certeza essas pessoas que estão brincando com o evengelho vão pagar caro por isso.

    Que o senhor Jesus venha santificar o nome dEle nas nossas vidas para que as nossas atitudes corretos vindas da parte de Deus, pois de nós mesmo nada podemos fazer nada, possam fazer com que as pessoas venham acreditar no verdadeiro evangelho de Jesus.

    Minha preocupação é que de tanto olharmos para as tempestades e os ventos contrários venhamos a ficar cansados e com certeza não vamos caminhar na direção do mundo, porem pecaremos da mesma forma se devido ao cansaço viermos parar de caminhar na direção que Jesus propôs a nós.

    Digo isso porque conheço muitos que são potencias vivos e estão parados devido à frustração.

    Gostaria muito de poder falar com vcs a respeito deste tema que é uma mensagem que estarei pregando quando Deus me proporcionar uma oportunidade.

    Não gosto muito de escrever, prefiro falar, porem essa palavra tem falado muito ao meu coração e gostaria de compartilhar com meus amigos.

    Amo muito vc meu amigo Daniel e toda essa galera do Blog.

    A paz!!!

    Ruy Rodrigues.

    ResponderExcluir
  8. Ruy Rodrigues,

    Suas palavras vieram ao encontro de meu coração.

    Agradeço ao Senhor Jesus por me aproximar de você. Aprendo muito com seu conhecimento, experiência de vida e maturidade cristã, e com certeza, aprenderei muito mais no decorrer de nossa caminhada.

    Eu gostaria muito de ouvi-lo, tenho certeza que sairei edificado - como sempre saio. E, quando for pregar esta palavra, não esqueça de me chamar. rs

    Amo muito você meu irmão, e tenho grande carinho e admiração.

    Obrigado mais uma vez pelas palavras!

    Daniel Canicio.

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.