terça-feira, 17 de agosto de 2010

Sendo Renovados no Nosso Entendimento.


"E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vosso entendimento"
(Romanos 12.2a)

Amados, há alguns dias atrás recebi um vídeo do YouTube, através do irmão Quilion Peixoto, com uma mensagem do Rev. Caio Fábio: "O chão firme para erguer a vida". Muito bom! Mas um trecho em especial chamou minha atenção e ficou na minha mente, me fazendo refletir a respeito mas, até então, sem nenhum sentido aplicativo. Veja a seguinte frase: "Em Jesus, o Evangelho tira da gente a vontade de que a vida interior não corresponda - ou corresponda - à vida exterior, o Evangelho arranca da gente a vontade de usar máscaras, de colocar fachada; o Evangelho nos incita a cada vez mais 'colocar a cara para fora', a dizer quem a gente é, e viver um processo de transformação da Graça de Deus em nós na vereda da vida, por entre os homens; não nos escondendo, mas permitindo transformar pela renovação da nossa mente todos os dias. (...)"

Compreendi uma verdade da transformação de Deus em mim quando percebi que o mundo havia me contaminado. O mundo, nós sabemos, não é o lugar fora da igreja, porém, uma ideologia que nos rodeia a cada momento, fazendo de tudo para entrar em nós, para nós seguirmos no sentido dele, no fluxo.

Acredito que um verdadeiro Cristão, piedoso, que nasceu de novo e passou por uma transformação em sua vida compreenda bem o que quero dizer. Tudo nos leva a caminhar na direção errada. Tudo começa em um pequeno desvio de direção: tão pequeno que sequer notamos que saímos da rota. Depois, começamos a caminhar torto, mesmo quando percebemos, mas, envolvidos, continuamos caminhando tentando corrigir nossa trajetória. Acredito que para esse Cristão, assim como aconteceu comigo, seja a cada momento uma briga, ou melhor, um Colapso dentro de sua mente. Sabemos o caminho, sabemos como trilhá-lo e ainda continuamos querendo anular ou mesmo fingir que nem existiu uma Renovação do nosso entendimento.

Acredito que essa Renovação tenha de acontecer a cada dia, a cada momento.

Vejo-me lutando contra Deus e me conformando de novo com o mundo, vivendo uma vida dupla. Enquanto devia acontecer uma transformação em minha mente, eu queria mesmo é que nada nunca tivesse sido renovado. Em grande rebelião, quero caminhar no meu próprio braço, fazendo o que é bom aos meus olhos, viver a vida que eu quero na minha carne. Alguém que nasceu de novo sabe que isso é uma mentira que contamos para nós mesmos.

A briga é travada, uma batalha dolorosa acontece. Eu, que sou mais fraco, sou obrigado a me render a Deus, que me convence de novo. Minha minha mente não pôde - e não pode - lutar contra a mente de Deus, que existe em mim.

Compreendo, então, que não podemos caminhar sem sermos renovados por Deus em nosso entendimento. Vi-me, no meu interior, como um filho pródigo, que volta a seu Pai, e lhe rende o devido senhorio de sua vida.

Impossível é, para nós Cristãos, caminharmos sem sermos renovados em nossa mente. É o Espírito de Deus que executa em todos nós essa obra a cada dia e nos faz querer experimentar essa "boa, agradável e perfeita vontade de Deus".

Somente pelo Espírito Santo é que eu posso dizer, em minhas orações: "Eu quero dar Razão a Deus, que sabe de todas as coisas; eu quero me sujeitar ao criador, e não viver a minha vida como eu quero, mas como ele quer; eu quero me render a Ele, o Soberano e Eterno; eu quero viver e andar com Jesus, e a cada dia ser renovado nos seus estatutos, e fazer a Sua vontade, esperando e pondo minhas esperanças nele, Amém!"



Jesus abençoe.

4 comentários:

  1. Aleluia!

    Dou Graças a Deus que fomos libertos e regenerados e tivemos nossa mente renovada para Glória Daquele que nos chamou!

    Cristo, O Incomparável, Justo e Justificador daquele que crê.

    A Ele seja dada toda a glória Eternamente.

    Soli deo Gloria!

    ResponderExcluir
  2. Em outra passagem Paulo diria:
    "Desventurado homem que sou! Quem me livrará do corpo desta morte?
    Graças a Deus por Jesus Cristo, nosso Senhor. De maneira que eu, de mim mesmo, com a mente, sou escravo da lei de Deus, mas, segundo a carne, da lei do pecado." Rm 7:24-25

    Excelente reflexão!

    ResponderExcluir
  3. Essa luta entre carne e espírito acontece todos os dias, a todo momento e hoje mesmo fiquei analisando a luz das escrituras algumas de minhas ansiedades. E Jesus nos ensina a não sermos anciosos e nem preocupar com os cuidados desse mundo. A cada dia devemos ser renovados, pois todo dia tem sua novidade!

    "E o que estava assentado sobre o trono disse: Eis que faço novas todas as coisas..." (Apocalipse 21:5a)

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso ! sem palavras,mexeu muito comigo esse texto! Glória a Deus

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.