quinta-feira, 22 de julho de 2010

Poucos são os trabalhadores





Nessa última semana, recebi um email que me deixou profundamente triste. O email era de uma agência missionária que eu já participo e pretendo continuar participando. No email que eles me mandaram, estavam pedindo orações, pois está acontecendo mais um projeto evangelista em uma cidade do sertão nordestino. Pediram orações, pois pessoas estão se convertendo, entregando a vida a Cristo só que o casal que iria pastorear a Igreja que será fundada no final do projeto não poderá mais cuidar daquela Igreja e não tem NINGUÉM que possa cuidar dessa Igreja. Nenhum pastor, missionário, que está disposto a morar naquela cidade e cuidar dessas pessoas que estão se convertendo.
No momento em que eu li este email, lembrei-me na hora de Jesus falando sobre a Seara e os trabalhadores.
“Vendo ele as multidões, compadeceu-se delas, porque estavam aflitas e exaustas como ovelhas que não têm pastor.
E, então, se dirigiu a seus discípulos: A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.
Rogai, pois, ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara.”
(Mateus 9:36-38)

Lembrei-me na hora dessa parte em que Jesus fala exatamente sobre esse assunto em que a Igreja do Nordeste está vivendo. As ovelhas de lá que já estão se convertendo e reconhecendo que Cristo é o único Salvador estão sem pastor, como diz no verso, “aflitas, exaustas como ovelhas que não têm pastor” e logo depois Jesus diz: ”A seara, na verdade, é grande, mas os trabalhadores são poucos.”

Depois disso tudo eu parei e comecei a refletir, vejo hoje em dia tantas pessoas buscando a palavra, o que mais eu vejo nas ruas são seminários teológico, cursos para aprender mais sobre a palavra de Deus, pessoas se formando em teologia. Cada vez mais e mais pastores sendo ordenados, e eu parei e me perguntei: Senhor, tanta gente com conhecimento, homens aptos a cuidar de uma Igreja, com conhecimento para pastorear uma igreja e lá não tem nenhum? Infelizmente cheguei a uma conclusão: A maioria das pessoas que estão virando pastores, estão de olho em status, em crescer dentro da própria igreja, olham para a própria igreja, vejo em várias igrejas, vários pastores parados, sendo ordenados apenas para dizerem que “fulano” está crescendo, virou pastor; Enquanto o Nordeste e outros lugares estão necessitando de pelo menos 1 pessoa apta para pastorear uma igreja. Confesso a você caro leitor, que isso me deixou profundamente irado. A minha vontade é de largar tudo e ir para esses lugares que necessitam de pessoas que cuidem de ovelhas, mas infelizmente não estou apto ainda, a evangelizar sim, porque isso é pra todos, mas a cuidar de uma igreja eu ainda não tenho o preparo, só me resta esperar e me preparar para um dia eu ir.

Fico indignado quando eu vejo por aí pessoas que dizem que por amor a Deus se entregam a morte todos os dias, que fazem de tudo pelo evangelho e não tem a mínima disposição de sair do próprio conforto e ir pra algum lugar que precisam de ajuda. Está na moda ler 1 Co 9 quando Paulo diz que faz de tudo pelo evangelho. Só que esquecem que Paulo não fala somente isso, ele continua e diz: Fiz-me fraco para com os fracos, com o fim de ganhar os fracos. Fiz-me tudo para com todos, com o fim de, por todos os modos, salvar alguns.” Será que você leitor, está disposto a se fazer de fraco para ganhar os fracos, se fazer de africano para ganhar os Africanos, se fazer de índio para ganhar os índios, se fazer de Nordestino para ganhar os Nordestinos ?

Pense!

Vejamos algumas palavras de Jesus: “Indo eles caminho fora, alguém lhe disse: Seguir-te-ei para onde quer que fores.
“Mas Jesus lhe respondeu: As raposas têm seus covis, e as aves do céu, ninhos; mas o Filho do Homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Lucas 9:57,58)

E o que Paulo diz:
“Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;
Perseguidos, porém não desamparados; abatidos, porém não destruídos;” (II Co 4:8,9)

“não atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.” (II Co 4:18)

Em todo o tempo Jesus e o apóstolo Paulo deixam claro que as coisas desse mundo são pequenas, que o sofrimento desse mundo é passageiro, que devemos olhar pra frente, fixar os olhos em Deus, no reino de Deus e não no reino dos homens, que não importa se temos onde reclinar a cabeça, que o importante é que o evangelho esteja sendo anunciado. O meu objetivo em falar isso pra você é que você pare e pense, se você quer ser Pastor, ou Bispo, Diácono, ou qualquer outro título que possa ter. Que você reflita e se pergunte o por que você quer esse título, se é pra ficar no seu cantinho, na própria igreja onde já existe “n” pastores, ou se é pra cuidar de pessoas que não tem pastor como Jesus falava.

Quem tem o coração mais endurecido? O sertanejo que não aceita a Jesus ou você que não aceita o chamado de Deus pra sua vida?

Reflita!

Graça e paz.

8 comentários:

  1. Certamente, eu tenho o coração muito mais duro do que o Sertanejo..

    ResponderExcluir
  2. Me senti extremamente constrangido!
    Me faltam palavras.

    [certamente eu tenho o coração mais duro do que o nordestino!]

    Tende misericórdia de mim Pai!

    ResponderExcluir
  3. Muito boa postagem!

    Nesses últimos dias tenho notado 'supostos novos convertidos' colocando o 1 co 9:23 em subnick etc. hehe, no momento que eu vejo um vídeo engraçado no youtube ou coisa parecida já não estou fazendo tudo por causa do evangelho... então.. Shame on me...

    Que Deus nos ajude

    ResponderExcluir
  4. Oi,,eu achei sua postagem muito interessante, porém ñ vejo muito futuro.. quando se coloca uma mensagem desta.. impactante.. e real.. se a sua atitude ñ for impactante e real tb.. eu acredito.. que mais q uma postagem.. deveriamos agir.. mais.. e ñ sair julgando pastores ou bispos.. a verdade.. que somo apenas seguidores de idéias legais.. nos achamos mto comovidos com isso tudo ... porém ñ mudamos.. vc é um líder independente de ser um pastor.. vc é um cristão.. que tem um talento e deve servir com ele no mundo! Se hoje falo isso é pq moro no nordeste.. vim cumprir o meu propósito aqui.. NÃO sou pastora.. sou alguém q anseia pelo Reino de Deus na Terra! Deus tem pressa em usar o que são seus.. mais do que palavras ,Deus deseja.. atitude.. !!! Mas fico feliz. pelo fato de se estar falando mais sobre isso! E de safio a vc q escreveu.. a ñ esperar estar preparado vc já tem a palavra de Deus em vc! abraço!!

    ResponderExcluir
  5. Graça e paz Rachel,antes de qualquer coisa agradeço por você se identificar. (porque agora é moda colocar anônimo) . Agradeço pela exortação. Eu postei sobre isso porque eu passei pouco tempo,apenas 1 mês no nordeste e vi o quanto precisam de pessoas para pregar o evangelho,se for pra evangelizar na praia,no shopping,num show, todo mundo aceita,mas pra sair do lugar e ir pra outro totalmente diferente a maioria não aceita. Eu pretendo assim que tiver um preparo bíblico suficiente para pastorear uma igreja eu pretendo ir pro campo o mais rápido possível,pois meu coração depois que eu fui pra La ficou mais apaixonado ainda pelo nordeste. Eu não julguei nenhum pastor,bispo,diácono, o entendimento que eu quis dizer é, pra que você quer esse título? Pra ser mais um ou pra pregar em lugares que necessitam muito? Não apenas o Nordeste,existem vários lugares,até mesmo aqui no RJ. Sobre o preparo que eu quis dizer, é pra cuidar de uma igreja. Pregar todos podem,todos tem esse chamado, evangelizar é para todos,agora pra cuidar,pastorear uma igreja é diferente, necessita de chamado,e preparo. Que Deus ilumine seu caminho no Nordeste! =) um abraço

    ResponderExcluir
  6. Raquel, obrigado pela sua visita aqui no blog.
    Infelizmente vc acaba caindo no mesmo problema de compreensão das Escrituras, algo típico dos "sarenses". Não se sinta ofendida, mas espero que saiba que não somos somente escritores e estudantes da Escrituras, mas nos esmeramos por praticar, ao contrário do que vc pensa. Todos nós aqui trabalhamos com afinco na obra, cada um com seu DOM. Espero que entenda que nem todos são chamados para missões, nem todos são evangelistas, nem todos são profetas, nem todos são mestres/pastores, etc. Existe uma grande variedade de dons, encontrados em 1 Co 12 a 14, e em Rm 12 tbm. Isso não exime a nenhum de nós de fazer missões ou de pregar o Evangelho. Isso nós fazemos, sem deixar de lado o chamado da maioria de nós escritores e editores aqui: A DEFESA DO EVANGELHO CONTRA LOBOS ROUBADORES VORAZES que têm corrompido casas, famílias, e a conta bancária de muitos ao longo da história. Enchem nossos púlpitos de psicologia, de petição de dinheiro sem medidas, inventam promessas que Jesus não fez, distorcem as Escrituras ao extremo, enriquecem afirmando que Deus que deu, enquanto se lixam pra este mesmo povo sofrido citado no texto pelo Yago.
    Sabe pq esses lobos vorazes não vão para lá pregar? Pq lá não têm bom dízimo para dar.

    Seu discurso é muito bonitinho, mas tente fazê-lo ao Rodovalho, que tem condições de manter inúmeros missionários lá neste mesmo Nordeste com a dinheirama arrecadada no Parceiro de Deus, ao invés de se preocupar em criar um Império Babilônico, com rede de televisão e tudo.

    Não criticamos pastores, querida, criticamos o que eles pregam distorcendo as Escrituras. Nada além disso.

    No mais, Graça e Paz!

    ResponderExcluir
  7. Muito boa postagem....
    Já parei para pensar sobre isso...
    é fácil falar: " eis-me aqui Senhor.... mas envia ele"

    Abçs

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.