sábado, 3 de julho de 2010

Pescadores que mais parecem peixes




Ontem, depois da eliminação do Brasil, fui para o trabalho com a cara de qualquer um que ama futebol: amarrada. Estava afim de fazer qualquer coisa pra que eu pudesse me distrair. Copa do Mundo por água abaixo e tarde deserta... parece que neste quebra-cabeça não tem como encaixar Deus, PARECE.

Depois do expediente, fui dar uma volta no shopping. Como me faz gastar só uns 15 minutos de trajeto, é quase sempre a boa. Bem, quando eu cheguei, parecia que o pessoal não tava tão chateado assim como eu. Tudo na mesma, todos os sorrisos estampados e as mãos carregadas de compras. Shopping faz com que todo mundo fique bonito, importante e sem problemas. ''Brasil perdeu?'' Acho que a notícia não tinha chegado por lá!

Shopping, tédio e sozinho. A boa? Ver livros!

Cheguei na livraria e fui direto na parte que todo bom cristão quer ver. E por mais que espantoso seja, a gente prefere ver 100 livros do assunto que nos agrada a buscar algo no mais importante livro da coleção no qual todos os outros 100 se baseiam. Aliás, a gente nem gosta muito de retratar o que este Livro fala quando estamos em certas ocasiões.

Foi aí que tudo deu sentido para eu pensar em Deus. Olhei para aquela gente, logo pensei: Isto é um grande mar. Não o local, claro, e sim, as pessoas daquele local. Veio em minha mente as palavras de Jesus 'Vinde a mim e vos farei pescadores de homens' (Mt 4:19).

Aí que o bicho pega, quase que literalmente. Os pescadores comissionados por Jesus querem ser peixe! Me incluo nesta! Nunca vi peixe querer ser pescador, e se peixe tivesse raciocínio para isto, aí sim que não iria querer – digo isto natural e espiritualmente falando. Mas pescador quer ser peixe – espiritualmente falando.

É a roupinha da moda (para tentar enriquecer o pobre ser), a exuberância da beleza física (forçada) e outras coisas mais. E tudo acontece tão naturalmente que nem prestamos atenção quando tudo já está nos rodeando e influenciando.

E o que faz o pescador ser diferente do peixe? Inúmeras coisas. Porém, deixa eu registrar algo aqui. O pescador pesca com uma isca o peixe e o pega (no caso de uma vara de pescar). Nada surpreendente porque é óbvio. Não é por ele que 'peixes' são fisgados, é por causa da comida que se coloca do anzol. Tratando agora dos pescadores de Jesus, não é pelo homem e para o homem que se ganha o homem, é por e para Jesus, o Pão da Vida! Isto que torna os pescadores pessoas nobres (Mt 5:16).

O corre-corre de um shopping pode mascarar como um produto vendido por lá a necessidade espiritual de milhares de pessoas. E não é somente no shopping, é no shopping, no condomínio, no trabalho, na faculdade... sempre haverá um peixe para ser pego. E fique tranquilo, o Nazareno já fechou a conta do pesque-e-pague lá na Cruz do Calvário.

O problema ainda fica com os pescadores que cada vez mais querem ser como peixes (Sl 37:1 a 3). Espírito Santo de Deus, acorda o Teu Povo, acorda a Tua amada Igreja!

Paz!

3 comentários:

  1. Quem me dera ser um peixe... para em teu límpido aquário mergulhar! aiuhaiuahiha to zuando!

    Muito bom! =D

    ResponderExcluir
  2. Excelente texto Diego. Trás um ótimo aprendizado!

    Soli deo gloria!

    ResponderExcluir
  3. Muito bom mesmo!
    Preguemos o Evangelho de Cristo!

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.