terça-feira, 9 de março de 2010

Sonho com uma igreja...




Sonho com uma igreja onde a Palavra tenha a primazia. O grito reformado de SOLA SCRIPTURA reverbera em meus ouvidos, com o som de vozes martirizadas pela verdade das Escrituras. Sonho com uma igreja onde a Palavra volte a ocupar o centro (Jo 17.17), onde tanto a pregação quanto a música sejam encharcadas de verdade bíblica (1 Co 14.15), e não de invencionices humanas.

Sonho com uma igreja sadia pelo ensino coerente das Escrituras Sagradas, onde esquisitices e maluquices são tratadas como o que realmente são: esquisitices e maluquices. Não se dá margem a unções novas, senão a unção que já temos no Santo de Deus (1 Jo 2.27). Não se ensina aquilo que não é bíblico pelo simples fato de, exatamente, não ser bíblico.


Sonho com uma igreja que tenha problemas, mas que aprenda com eles (Rom 5.3-5). Que haja graça no lidar com os que caem (Gl 6.1), sabendo que é pela graça que somos o que somos, e que a graça nos nivela sob o sangue de Cristo. Que ninguém seja “punido”de seus erros, mas corrigido com brandura para que o nome de Cristo seja exaltado na reedificação deste irmão (Tg 5.19-20). Sonho com uma igreja que deixe de ser um tribunal para ser um hospital, onde os feridos são cuidados com amor e que, por esse amor, aprendam a amar e se firmem no Deus que é amor! (1 Jo 4.8).

Sonho com uma igreja que faça da oração uma simples conversa com o Ser amado. Nada de exigências, nada de ordens, nada de decretos. Que, ao contrário das manifestações triunfalistas, nossas angústias e ansiedades sejam lançadas sobre Ele (I Pe 5.7), sabendo que Seu cuidado é real.

Sonho com uma igreja onde não seja preciso apelos constantes à contribuição, mas onde a graça de Deus abunde nos corações de tal forma que o contribuir deixe de ser uma “carga” para ser um momento de festa, de alegria, pois é a esse momento que Deus aceita e ama (2 Cor 9.7). Que as necessidades dos irmãos sejam supridas em amor, mas também em gestos (Tg 2.15-16), sabendo que naquilo em que ajudo o meu irmão necessitado, a Deus mesmo o faço (Mt 25.40).

Sonho com uma igreja em que o culto seja vivo, mas não irracional (Rm 12.1). Uma igreja em que o culto seja tão suave como uma melodia clássica, mas tão impactante como uma marcha nupcial.


Sonho, ainda, com uma igreja que celebre a ceia na esperança da volta do noivo, como uma mulher amada espera pelo seu amado ao anoitecer (1 Cor 11.26). Que haja alegria no partir do pão e no beber do vinho, pois não temos como participar da mesa que celebra a morte sem lembrarmos que a mesma morte foi vencida (Lc 24.5). Celebramos a ceia como um menino que relê um livro: já sabemos o final da história. E se ele venceu a morte, como tinha prometido (Mt 20.19) é certo que voltará um dia para nos buscar, como prometeu (Jo 14.3). Maranata, vem Senhor Jesus!

Soli Deo Glória!

Por: Ronaldo Leone.

3 comentários:

  1. É, tbm sonho com isso, mas me questiono todos os dias o quanto tenho realmente me aplicado e chorado na presença do Senhor por todas estas coisas. Sinceramente, não são muitas as vezes que faço isso. E creio que eu faça muito pouco pra ver uma igreja (instituição) assim. Sinceramente sei que ela nunca será assim, e que na verdade ela irá piorar, pois isso é uma verdade bíblica. Agora uma coisa eu sei e creio fortemente: "A Noiva continuará imaculada, pois Cristo a fez assim". Creio que um igreja assim nunca existiu, e jamais existirá, a não ser na Glória Excelsa, pois é feita de pessoas como eu e vcs. Então apliquemo-nos a colocar todas estas coisas que sonhamos em prática, mesmo sabendo que nunca será assim.

    Graça e Paz!

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.