segunda-feira, 9 de novembro de 2009

O Verdadeiro Amor




Amados, vamos tratar de um assunto que tem realmente mexido comigo nos últimos meses: a total ignorância da maioria de nós ao falar de amor!

Deparei-me com a seguinte afirmação: “De que adianta a teologia sem amor?”, e com muitos apoiando essa teoria, retirando textos do seu contexto para respaldar de uma forma errônea para falar do assunto. Este é o texto:
“...O amor jamais acaba; mas, havendo profecias, desaparecerão; havendo línguas, cessarão; havendo ciência, passará;Porque, em parte, conhecemos e, em parte profetizamos. Quando, porém,vier o que é perfeito, então, o que é em parte será aniquilado...”
1 Coríntios. 13: 8 ao 10.

Nessa afirmação, notei perfeitamente que toda base, oferecida pela maioria das igrejas hoje, sobre o que é a teologia e o que é o amor, está totalmente deturpada.

"Como é monstruoso o fato de que uma pessoa que só creu em Jesus Cristo por causa da Teologia, que em significado bem simples é o estudo de como percebemos Deus e aprendemos sobre Sua Pessoa, propósitos e atributos; pode se virar de forma tão radical e começar a julgar a Bíblia, ao invés de humildemente se permitir ser julgada por ela!"

É com esse trecho de um artigo sobre Teologia Reformada que estava lendo, cujo autor não conheço, que eu comecei minha argumentação, com a visão que Deus me deu sobre esse tema. Como vimos acima, Teologia, de uma forma simples, é o estudo de Deus. Quando lemos nossas bíblias em 1 João. 4:8 e 16, vemos uma definição e um dos atributos do nosso Criador: “Deus é amor”. Amados, isso é lindo, nosso Deus é AMOR! Então, de uma forma singular, a Teologia pode ser também definida de o estudo do Amor.

Qual é o princípio que os "evangélicos" acham hoje para descartar a teologia, quando o próprio Jesus diz que passarão terra e céu, mas a Palavra dEle não passará (Mateus 24: 35.)? De uma forma mais horrível ainda, acreditando no seu próprio amor, descartam a Palavra de Deus, que é onde se conhece e se estuda o Amor de Deus, negligenciando o mais lindo e puro amor.

Amados, o principal objetivo desta palavra, que é Amor, é nos ensinar o “Perfeito Amor” descrito em 1 Coríntios 13, Amor que não é o nosso amor! O Amor citado neste trecho, é o amor Ágape (no Grego) e entra em concordância com o Amor citado em Romanos. 5:5, que denota uma "benevolência invicta e boa vontade inconquistável que sempre procuram o bem maior da outra pessoa, independente do que ela faz. É o amor autoconcedido que dá livremente sem pedir nada em troca e sem considerar o valor de seu objeto. Ágape descreve o AMOR incondicional que Deus tem pelo mundo (João. 3:16)."

O NOSSO AMOR NÃO SALVA NINGUÉM, O AMOR DE JESUS CRISTO SALVA.

Nós não morremos pelo mundo, e mesmo se tentássemos morrer pelos nossos pecados, eles não seriam pagos. Aí entra a necessidade desse Amor único, que não é o seu nem o meu, mas de Cristo Jesus, que foi demonstrado na forma do sacrifício por nós.

Se pudéssemos pagar pelos nossos pecados, não seria necessário o Filho de Deus encarnar e morrer, e se houvesse alguma forma de pagarmos, por que Deus Pai enviaria Seu Filho?

A Palavra declara que você é salvo pela Graça, mediante a Fé (Efésios. 2: 8.), e a Fé vem do ouvir a Palavra de Cristo (Romanos. 10: 17.), com que base pode-se dizer que a Palavra de Deus não é o suficiente?

"De que adianta o seu amor sem a teologia?"
Sem a Palavra o seu amor é vazio, é como um barulho sem significado.

Queremos amar nossos irmãos incondicionalmente? Conheçamos esse AMOR e prossigamos em conhecê-Lo.

Deixando claro que é de essencial importância a vivência da Palavra, "viver o que prega", mas não estou tratando esse assunto no momento.

"Nós amamos porque ELE nos amou primeiro" ¹João. 4: 19.

Viva esse Amor.


nEle, que nos amou primeiro.

4 comentários:

  1. Muito boa postagem !
    Pra mim, a teologia sem amor só é teologia(letra, razão...) por outro lado o amor(Ágape) sem a teologia NÃO PODE EXISTIR, pois como se terá o amor que vem de Deus sem saber sobre Ele e sobre esse amor?
    Nenhuma pessoa pode sozinha desenvolver esse amor.

    ResponderExcluir
  2. Camila Alencar (não consegui postar o comentário com o meu nome, então postei como anonimo, por isso to assinando..rs)

    ResponderExcluir
  3. Amém.
    É disso que nós precisamos, de uma Revolução do amor! Há muito vivemos sob a doutrina da "não caridade",já que a nossa salvação não vem pelas obras. E nos esquecemos de amar ao próximo, principalmente aqueles que não são domésticos da nossa fé.

    Que Deus nos abençoe,

    tatiane

    ResponderExcluir
  4. Glória a Deus.
    Camilinha e Tati, de uma forma simples, é esse o objetivo do texto que Deus nos trouxe.
    Vivamos o amor dEle, não o nosso, amor escrito na Palavra da Verdade, que nos constrange e elimina toda a impureza e mentira que existe no nosso 'EU'.

    a Paz de Cristo pra todos,

    Quilion.

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.