sexta-feira, 7 de maio de 2010

A nossa pátria está nos céus



“Pois a nossa pátria está nos céus, de onde também aguardamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo...” Fp 3:20

Há algum tempo comprei um livro que há muito desejava comprar, e ao abri-lo para ler vi que havia um panfleto da editora com uma pequena relação de livros. Me chamou bastante a atenção o fato de que a maioria era voltada a instruir seus leitores a viver melhor nesse mundo, buscando ser o melhor possível, segundo os padrões seculares. “Como dirigir seus negócios? Como ser o melhor profissional na sua área?” Livros “cristãos” direcionados a responder estas perguntas. Não queria citar os nomes, nem os autores, mas um deles não posso deixar de citar: “O Sexo Começa na Cozinha” (preservarei o nome do autor). Diante disso me perguntei: O que isso tem de Cristo? Em quê isso me auxilia na minha caminhada cristã? Em quê isso me conduz a entender a vontade de Cristo pra minha vida? O quanto isso me conduz a contemplar a glória do Senhor Jesus Cristo? Por que eu deveria colocar livros como estes numa seleção de livros cristãos? Não creio que seja possível que ao ler o conteúdo eu venha a me surpreender, vendo a Glória de Cristo manifestada através de suas páginas.
É impressionante como cresce a cada dia o número de escritores e pregadores preocupados em te ambientar neste mundo. Não quero dizer que você não deva ser um bom profissional, que não deva se preocupar em ser um bom esposo (a), ou coisas do tipo. Não é isso, e nem quero me aprofundar sobre isto. Mas quando pegamos o Novo Testamento e lemos, poucos trechos são destinados a isto, e a grande parte é voltada para conhecermos o nosso Deus, revelado plenamente na pessoa de Jesus Cristo.
“Pessoas estão morrendo famintas da grandeza de Deus, mas muitas delas não fariam este diagnóstico de suas vidas perturbadas. A majestade de Deus é uma cura desconhecida. Há prescrições muito mais populares no mercado, mas o benefício de qualquer remédio é sumário e pouco profundo. Pregações e livros que não contém a grandeza de Deus na pessoa de Cristo podem até entreter por algum tempo, mas não tocarão o clamor secreto da alma: ‘Mostra-me, Senhor, a Tua Glória!’” (John Piper)
Por quê os pregadores e escritores, na sua grande maioria, têm se preocupado tão pouco em exaltar a Glória de Deus? Por quê pouco se prega ou pouco se ensina sobre os atributos de Deus, comunicáveis e incomunicáveis? Impressionante que a Onisciência de Deus fica reduzida a uma frase que pouco expressa de realidade e profundidade do que realmente é: “Deus sabe de todas as coisas”. Será que a Onisciência pode ser expressada apenas com essa frase, que gera mais dúvida do que tira? Ou a Onipotência, que da mesma forma é expressada por: Não há impossíveis para Deus (Mt 19:26; Lc 1:37). Sem ser explicado, isso gera conflito, pois Deus não pode fazer todas as coisas. Deus não pode mentir (Hb 6:18), Deus não pode nega-se a si mesmo (2 Tm 2:13). Esta segunda nos traz um entendimento ainda mais amplo sobre Deus, de que Ele tem de mostrar a Sua Glória quando se comunica com o homem, e assim foi ao longo do Antigo e Novo Testamentos.
Por quê cada dia surgem mais pessoas “decepcionadas com Deus”? A única conclusão que chegamos é que, cada dia mais, as mensagens vinda dos púlpitos, e encontradas em livros cristãos são extremamente antropocêntricas, onde Deus fica resumido a um acessório de grande utilidade (às vezes nem isso), um gênio da lâmpada, pronto para fazer sua vida melhor, quando esta não é a proposta do Evangelho de Cristo. No Evangelho de Cristo há virtude no sofrimento, nas perseguições, nas injúrias, nas tribulações. Existe uma cruz a se carregar. Paulo se gloriava nas fraquezas (2 Co 12:9), enquanto a igreja tem se preocupado em formar um império poderoso, para reinar aqui nesta terra, repleta de coisas temporais, que não levaremos para o Novo Céu e a Nova Terra.
Como podemos dizer, assim como Paulo escreve aos filipenses, que a nossa Pátria está nos céus? Como, se uma boa parte da igreja nem sequer é conduzida a ansiar pela volta do seu Salvador e Senhor? Se é que Ele realmente é seu Senhor e Salvador.
Muitos me apedrejam por ter tal posicionamento, mas a Palavra não me permite ter outro. Talvez precise sim demonstrar mais amor e mais Graça, mas minha indignação contra essas coisas me conduz a me posicionar assim, ainda que saiba que a ira do homem não produz a justiça de Deus (Tg 1:20).
Termino este texto com uma pergunta:
SERÁ QUE DEUS PRECISA DESCER PRA CORRIGIR AS LOUCURAS QUE SUA IGREJA TEM FEITO ?

Não há um sábio sequer entre nós para julgar no meio da irmandade ? (1 Co 6:5)
"Pois, como está escrito, o nome de Deus é blasfemado entre os gentios por vossa causa." Romanos 2:24. Será que eu não poderia aplicar essa passagem à igreja contemporânea ? Meditemos.


Quero, pra finalizar, deixar uma observação: Quando falo IGREJA, me refiro a instituições, e não à NOIVA IMACULADA que comparecerá diante do Cordeiro no Grande Dia. E essa grande Noiva Imaculada encontra-se distribuída por inúmeras denominações espalhadas pelo mundo afora.

Graça e Paz!

13 comentários:

  1. Boa, irmão!
    É uma pena que o que você falou esteja TÃO presente nas igrejas de hoje.
    Mas... Pedro já disse isso em 2 Pedro 2:1.
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Glórias ao Senhor Jesus.

    O que temos preparado para nosso Senhor?
    E se essa noite pedirem nossa alma?

    Andemos em novidade de vida, sabendo que nosso tesouro está nos céus.
    Paremos de agir como escravos do malígno ...
    Paremos de pensar nas coisas terrenas ...

    OLHEMOS PRAS COISAS DO ALTO!

    ResponderExcluir
  3. Triste, simplesmente triste de mais...

    Enquanto estão sendo usados por DEUS e alicerçados na palavra, são pura benção. Enquanto querem usar a DEUS e não se baseiam na palavra, são pedra de tropeço...

    Essa é a triste realidade da igreja (instituição) de hoje... quando um cristão bíblico vai ao culto para adorar seu Senhor e se alimentar da palavra dEle, ao invés de voltar alimentado ele volta irritado... porque você encontra modismos, emocionalismos, gritarias, pula pula, rodopios e nada de palavra.

    Eu quero o Evangelho de Cristo que exalta a Cristo e que glorifica o nome de Cristo!

    Eu quero o Evangelho que começa com JESUS e termina com CRISTO!

    É TUDO sobre Ele!
    Porque é DELE, por ELE e PARA ELE!

    Ao contrário disso, o que me parece vendo os livros e sermões de hoje, é que É NOSSO, POR NÓS E PARA NÓS todas as coisas!

    Que possamos voltar ao EVANGELHO de JESUS, e deixar de lado o evangelho do homem.

    Como disse o irmão Quilion a cima: OLHEMOS PARA AS COISAS DO ALTO!

    "A Paz se possível, mas a verdade a qualquer preço!" (Martinho Lutero)

    ResponderExcluir
  4. Bom texto,
    também tenho refletido muito sobre isso, e também tenho tentado me expressar sobre o assunto..
    Creio que o padrão de Deus de vida vitoriosa é diferente do que o mundo nos mostra e também creio que está ai praticamente toda a raiz do problema...

    Camila Alencar

    ResponderExcluir
  5. Amém.

    Acho que pela primeira vez parei para ler legal um post do "temido" SejamosHonestos. (brincadeira com alguns amigos meus responsáveis pelo blog, ñ liguem rsrsrs), graças aos scraps do mano Leandro a.k.a. "Guerreiro do Senhor".
    Comecei bem, viu? Fui HONESTO. hehe
    Mas sobre o assunto, vejo q é meio complicado. Acho que, por exemplo... se um cara busca à Deus de todo o coração, e a estar junto de sua liderança, discípulos, estudar a Palavra etc, e q ao mesmo tempo lê “Como dirigir seus negócios? & Cia", não há problema algum. Sacou? Nem mesmo o "O Sexo Começa na cozinha" q deve ser bastante interessante (aos casados), rs.
    Mas com certeza é algo só ultrapassado com sabedoria e enfim... com Deus mermo. rs Não têm pra onde correr.
    É por isso q isso se torna algo prejudicial pra igreja, pois a maioria é desiquilibrada... Ou foca no "céu" e esquece da família, de si mesmo etc, e vira um crente só de palavras e geral vê q ele é um MANÉ; ou foca apenas em "si" e esquece de Deus.
    Enfim... êta vida de crente né? hahahaha
    Lutando 24h pra ser menos eu e mais Ele.

    Caso haja alguma dúvida no q falei, partam do princípio q achei o post do Leandrex show d bola. Concordo, o q coloquei aki é o famoso "porém", como há em tantas outras questões.

    Grande abraço pra geral!
    É nozes!

    ResponderExcluir
  6. Infelismente é a verdade...

    ResponderExcluir
  7. Belo texto Leandro...

    acho importantissimo que a palavra genuina seja pregada, mas os ensinamentos morais APLICADOS JUNTO COM A PALAVRA tambem são muito importantes o proprio Jesus nos deixou alguns alertas...

    Não que seja importante o SEXO COMEÇAR NA COZINHA, NÃO É ISSO.
    Não passa nem perto disso, mas existe um cuidado de Deus com seus filhos no seu proceder do dia a dia.

    Gostei muito do texto, concordo com vc em tudo o que vc falou, só precisamos ser equilibrados em todas as coisas. realmente tem gente exagerando e fazendo disso uma verdadeira bagunça.

    Continuemos orando para que esse tipo de literatura seja como vc mesmo disse a respeito da palavra
    " Novo Testamento e lemos, poucos trechos são destinados a isto, e a grande parte é voltada para conhecermos o nosso Deus, revelado plenamente na pessoa de Jesus Cristo."

    Que esses materiais ocupem pouco espaço na nossas vida, mas que eles cumpram a vontade do Senhor em nós...

    Jesus te abençoe muito.


    LUCAS 14:7-14
    7 ¶ E disse aos convidados uma parábola, reparando como escolhiam os primeiros assentos, dizendo-lhes:
    8 Quando por alguém fores convidado às bodas, não te assentes no primeiro lugar; não aconteça que esteja convidado outro mais digno do que tu;
    9 E, vindo o que te convidou a ti e a ele, te diga: Dá o lugar a este; e então, com vergonha, tenhas de tomar o derradeiro lugar.
    10 Mas, quando fores convidado, vai, e assenta-te no derradeiro lugar, para que, quando vier o que te convidou, te diga: Amigo, sobe mais para cima. Então terás honra diante dos que estiverem contigo à mesa.
    11 Porquanto qualquer que a si mesmo se exaltar será humilhado, e aquele que a si mesmo se humilhar será exaltado.
    12 E dizia também ao que o tinha convidado: Quando deres um jantar, ou uma ceia, não chames os teus amigos, nem os teus irmãos, nem os teus parentes, nem vizinhos ricos, para que não suceda que também eles te tornem a convidar, e te seja isso recompensado.
    13 Mas, quando fizeres convite, chama os pobres, aleijados, mancos e cegos,
    14 E serás bem-aventurado; porque eles não têm com que to recompensar; mas recompensado te será na ressurreição dos justos.

    ResponderExcluir
  8. Boa varão, o pior é que cada vez mais isso vai aumentar dentro das igrejas =/
    realmente vivemos os ultimos dias.
    na boa, como diz o tio quil.
    Só quero a sua volta ! \õ

    ResponderExcluir
  9. É VERDADE IRMÃO, MUITA PSICOLOGIA E POUCO DE DEUS,OS PREGADORES QUEREM USAR DE SABEDORIA HUMANA, DESSE JEITO NÃO VÃO CONSEGUIR NADA,1CORÍNTIOS 4,20 O REINO DOS CÉUS NÃO É COISA DE PALAVRAS, MAS DE PODER.

    ResponderExcluir
  10. Oi Leandro, atendendo a seu pedido li o artigo. Meu comentário é bem simples:
    - tenho uma leitura simples da NT, esspecialmente as epístolas: metade delas era doutrina, a outra metade em geral vida prática.
    - não conheço o livro citado, mas desde que sou gente na igreja, os melhores e mais sérios preletores sobre família (gente do tipo Ariovaldo, Caio Fábio, Shedd, Jaime Kemp, só para citar a galera ninja mesmo), sempre nos ensinaram que o sexo num casamento saudável que GLORIFICA A CRISTO, começa na cozinha, ou na mesa do café, etc.
    - Significando simplesmente que o sexo do casal não começa na hora H da coisa, mas é uma construção de amor e respeito que honra a Deus.
    - Então, sendo muito honesto digo que: realmente existe uma coisa chamada comércio gospel; mas também existe gente séria que exalta a Deus e fala das coisas desta vida.
    - Jesus nunca nos incentivou a deixar o mundo, mas a nos abstermos do mal.

    Fora isso, para uma leitura da relevância da Igreja em meio à cultura, recomendo Reformissão de Mark Driscoll (que alguns puristas devem odiar).

    Excelente post, onde você defende seu ponto de vista, mas como você mesmo disse equilibre a defesa da fé com a graça de Deus.

    Graça e paz, sempre.
    Marcus Vinicius
    http://marcusviniciuscomenta.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Muito boa descrição da atualidade.

    ResponderExcluir
  12. Eu achei excelente...
    Já ta mais do que na hora de refletir!

    ResponderExcluir
  13. Otimo artigo que Deus o abençoe

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.