segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Graça: favor imerecido





Marcos 7: 14 a 23



“Chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me vós todos, e compreendei. Nada há, fora do homem que, entrando nele, o possa contaminar. Mas é o que sai dele que o contamina. Se alguém tem ouvidos para ouvir, ouça. Depois, quando deixou a multidão, e entrou em casa, os seus discípulos o interrogaram acerca desta parábola. Ele lhes disse: Também vós não entendeis? Não compreendeis que tudo o que de fora entra no homem não o pode contaminar, pois não lhe entra no coração, mas no ventre, e é lançado fora? Ao dizer isto, Jesus considerou puros todos os alimentos. E dizia: O que sai do homem é o que o contamina. Pois do interior do coração dos homens saem os maus pensamentos, os adultérios, as prostituições, os homicídios, os furtos, as avarezas, as maldades, o engano, a lascívia, a inveja, a blasfêmia, a soberba, e a loucura. Todos estes males procedem de dentro, e contaminam o homem.”

“Pecado”. Palavra assustadora, não é? Muitos ao ouvi-la já automaticamente listam tudo aquilo de errado que fizeram durante o dia e pedem perdão ao Pai, sentindo-se puros e santos novamente, prontos para encarar um novo dia com um cardápio de pecados os esperando. Outros – senão os mesmos também – têm a ideia falsa de que nasceram limpos, idôneos, e ao decorrer da vida, por causa desse mundo tão mau e cruel, algumas vezes durante seus dias corromperam-se com tais impurezas que constantemente nos são oferecidas. É, eu um dia também pensei assim. E isso tudo, irmãos, são pensamentos falsos infiltrados e ensinados durante pregações e aulas de Escolas Bíblicas em igrejas de todo o mundo, sem nenhuma base encontrada nas escrituras para fortalecê-la e comprovar sua veracidade à luz da Palavra de Deus.


Há algo que me irrita e que constantemente bate de frente comigo: pregadores usando seus púlpitos para acariciar egos de pessoas más e aguçar nosso incrível dom de nos fazermos de vítimas do mundo e vítimas do diabo a todo segundo. É claro que ele é o inimigo de nossas almas, é claro que ele é o maior interessado em nosso fracasso como cristãos. Não estou desconsiderando isto, mas, qual foi a última vez em que você foi a uma Igreja, sentou para assistir a pregação de um culto de domingo a noite e ouviu alguém dizer que você, desde que nasceu, peca contra Deus mesmo quando nem sente e nem sabe que está fazendo isto? Qual foi a última vez em que um homem de Deus te disse que às vezes nós mesmos poupamos o trabalho do diabo em colocar armadilhas em nossos caminhos para nos fazer cair, porque nossos próprios pensamentos e sentimentos já faziam isso por ele?


Irmãos, precisamos aprender a pedir mais perdão pelo que somos, ao invés de pedir pelo que fizemos. Cometer um pecado é algo muito grave, eu concordo, mas mais grave ainda se torna quando nós descobrimos que esse pecado cometido não é fruto de um pequeno deslize que destoa de nossa natureza perfeita, mas fruto de algo que habita dentro de nós desde que viemos ao mundo e que é tão grande, tão forte, que somente o sangue de Jesus derramado naquela cruz poderia nos limpar e salvar... Salvar de nós mesmos.


“Viu o Senhor que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra, e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era má continuamente.” (Gênesis 6: 5)



Eu sinceramente não sei o que é que os aprisionam agora. Não sei se é a perversidade, se é o ódio, se é a falta de perdão, se é a falta de amor, mas preciso dizer que nada disso é algo que o diabo acabou de colocar em você pra te fazer pecar. É algo que está entranhado na sua carne desde que nasceu e que enquanto estiver aqui na terra, lutará contra estas coisas constantemente, porque habitam em nós. Mas, também tenho uma boa notícia! Jesus Cristo, pendurado naquele madeiro, levou sobre si todas as nossas transgressões, e você, ao se arrepender, crer, ao O confessar diante dos homens como o Senhor e Salvador, guardar e viver seus mandamentos, nenhuma condenação mais há, porque está nEle, e Ele está em ti! (Romanos 8: 1)


“Pois todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus, e são justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.” (Romanos 3: 23, 24)


Glória seja dada a Cristo Jesus eternamente por tamanho amor e graça, totalmente imerecidos, que nos livrou da eterna condenação e ira de Deus.


“Havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, tirou-o do meio de nós, cravando-o na cruz. E, tendo despojado os principados e as potestades, os expôs publicamente ao desprezo, e deles triunfou na cruz.” (Colossenses 2: 14, 15)

Aleluia!



"Ao único Deus sábio, seja dada glória por Jesus Cristo para todo o sempre. Amém."

Um comentário:

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.