quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Teologia da Properidade



TEOLOGIA DA PROSPERIDADE


Esse texto é um desabafo! Falarei sobre algo que tem me chateado muito nas Igrejas modernas, que é a Teologia da Prosperidade.
A Teologia da Prosperidade tem corroído e matado mais pessoas do que a maioria das heresias pregadas no meio cristão juntas. Esse tipo de teologia (se é que se pode chamar teologia) é responsável pela maior parte das apostasias, quando pregadores profetizam promessas que Jesus nunca fez ao povo, e por tais promessas não se cumprirem a fé de muitos é minada, pois associam como se o próprio DEUS tivesse falhado.
Os Pregadores da Prosperidade utilizam passagens fora do seu contexto original para fortalecerem suas pregações totalmente egocêntricas e cheias de retórica. A Igreja Moderna tem se preocupado muito mais em preparar o seu povo para viver uma vida aqui na terra do que a incentivá-los olhar para a eternidade. E ela tem estado cada vez melhor nisso com um evangelho egocêntrico e psicológico baseado totalmente em emoções e sabedoria humana, muito diferente do que a Igreja Primitiva pregava. (cf. 1 Co 2:1-5)
Acerca de 2000 anos atrás, quando a Igreja de Cristo estava se expandindo, os apóstolos se preocupavam em preparar as pessoas para a volta de Cristo. Já hoje, a Igreja moderna se preocupa em você ser prospero financeiramente e ter uma vida confortável.
"É evidente que a forma como alguém compartilha o evangelho está intimamente ligada à forma como essa pessoa entende o evangelho."
Será que a Igreja moderna não entendeu o evangelho? Será que os cristão modernos não entenderam a mensagem da cruz? Onde está a mensagem da cruz em nossas Igrejas? Por que não se prega mais arrependimento? Por que na Igreja atualmente só se é pregado bênçãos financeiras e todo tipo de coisas terrenas?
Será que temos vivido um Paganismo disfarçado de Cristianismo onde buscamos as bênçãos mais do que o abençoador?
Existe a Igreja de Jesus que foi estabelecida por Deus para exalar o Seu bom perfume e vive olhando para a eternidade. Existem as empresas da fé que pregam somente aquilo que é terreno. Isto é obra do Diabo!
Eu só não me desesperei até hoje porque a Bíblia nos avisou que isso aconteceria, Jesus falou sobre isso não apenas uma vez, mas duas. (Mt 7:15-20 ; 24:10-11)
Paulo (2 Tm 4:3-4), Pedro (2 Pe 2:1) e João (1 Jo 4:1) também falaram que isso aconteceria!
Faço um apelo a todos os meus irmãos cristãos a ser como os de Beréia, examinando e meditando em cada palavra, cada pregação, cada sermão a luz das escrituras dentro de seu verdadeiro contexto para ver se as coisas realmente são da forma que estão sendo colocadas. (Atos 17:11)
O primeiro pregador da prosperidade foi Satanás quando ofereceu os Reinos a Jesus e o último será o Anticristo. O que estiver entre eles eu rejeito!
(Lc 8:14 ; 14:33 ; 18:25 ; Mt 6:19-21 ; 1 Tm 6:6-10 ; 6:17-19.)
Lembre-se disso: "Se a nossa esperança em Cristo se limita apenas a esta vida, somos os mais infelizes de todos os homens." (1 Co 15:19)
Prossigamos olhando para a Cristo, nos preparando para a sua volta, rumo a eternidade, pois como já dizia C.S Lewis, Tudo que não é eterno é eternamente inútil!
Lembrando que Deus não nos prometeu uma vida melhor, prometeu nos fazer pessoas melhores, semelhantes ao Seu Filho. Oh Jesus, que eu e minha insignificância sejamos a cada dia moldados tendo o caráter cada vez mais próximo do Seu. Que o Senhor segure a minha mão, pois se Eu segurar a sua, em minhas fraquezas e limitações posso acabar soltando-a, mas se o Senhor segurar a minha mão, o Senhor nunca a soltará, porque o Senhor é comigo!
Esse é meu desabafo!
Que diminuamos a cada dia e que o Senhor Jesus cresça em nós, nos dando cada vez mais discernimento e entendimento de sua palavra.
Que Ele seja engrandecido e glorificado na sua verdadeira essência e simplicidade!
NEle, que Reina para todo o sempre!

3 comentários:

  1. Esse texto arrasou... mt bom mesmo... Infelizmente há alguns bons anos há uma banalização gigantesca no meio da sociedade cristã! Falsos profetas e falsas doutrinas têm se levantado de forma assustadora... tirando a direção Deus, e direcionando o homem ao homem.

    Esse texto arrasou... Glória a Deus por essas verdade está sendo exposta na internet... que Deus continue abençoando vocês!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado irmão, toda honra e toda glória a Jesus por isso!

    Hoje estamos vivendo um evangelho cada vez mais cheio de novidades e cada vez menos bíblico, isso é muito triste! Que o Senhor Jesus pela sua graça nos abra o entendimento para aprendermos a sua palavra como ela é e deixar de ser como meninos na fé sendo levados por todo vento de doutrinas.

    ResponderExcluir
  3. Aos que buscam prosperidade e a cobram de Deus:
    ""Quem és tu, ó homem, para discutires com Deus?! Porventura, pode o objeto perguntar a quem o fez: Por que me fizeste assim?""Rm 9:20.

    E quanto a esta situação atual, só resalto irmãos la em Lucas 18:8 diz:
    ""Digo-vos que, depressa, lhes fará justiça. Contudo, quando vier o Filho do homem, achará, porventura, fé na terra?""

    Isto realmente é muito triste..mas é a propria blibia que Mt 24:12 diz:
    ""E por se multiplicar a iniquidade, o amor se esfriará de quase todos..""

    INCLUSIVE NA IGREJA DO NOSSO SENHOR JESUS.


    "É evidente que a forma como alguém compartilha o evangelho está intimamente ligada à forma como essa pessoa entende o evangelho."

    Isto faz sentido, mas o verdadeiro problema mora no esfriar do amor..
    Pelo que o senhor Jesus definiu os mandamentos:
    ""Amaras o Senhor teu Deus acima de todas as coisas e ao proximo como a ti mesmo""

    e definiu tambem as riquesas:
    ""raiz de todos os males""


    Processo:
    Começo: perseguição da Igreja primitiva

    Modernidade: infiltraçao da raiz de todos males no seio da igreja


    Os homens amam as riquezas e poder, principalmente poder:
    ""Onde estiveres teu tesouro, ali estará teu coração""

    Dai deriva o ORGULHO que o impede de chegar-se a Deus, Êxodo 10:3 diz:
    ""Assim diz o SENHOR, o Deus dos hebreus: Até quando recusarás humilhar-te perante mim?""


    AS VEZES ESQUECEMOS O QUANTO SOMOS PEQUENOS!!

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.