quinta-feira, 29 de outubro de 2009

São só Pérolas



"O Reino dos céus é semelhante ao homem negociante que busca boas pérolas; e, encontrando uma de grande valor, foi vendeu tudo quanto tinha e comprou-a." Mateus 13.45;46

Amados, esse texto mexeu comigo enquanto lia essa narrativa no evangelho de Mateus. Nesse texto, numa sucessão de sete parábolas falando sobre o Reino de Deus e aqueles que o alcançam, Jesus nos apresenta a parábola da pérola, sendo a de número seis. Pela ordem, são essas parábolas a do Semeador, Trigo e Joio, Grão de Mostarda, Parábola do Fermento, Tesouro Escondido, Pérola, Rede ao Mar.
Vendo pela perspectiva da Parábola da Pérola, temos uma idéia de como deve ser nossa caminhada com Cristo.
O que é uma Pérola? É uma pedra preciosa, algo de valor. O que é um comerciante de pérolas? Bem, podemos entender que um comerciante de pérolas vive de pérolas, de seu comércio, compra e venda. Ou seja, alguém que vive do comércio de um produto deve estar sempre procurando o melhor desse produto, caso contrário, ele não teria sucesso em seu negócio.
Amados, isso é lindo!
Contextualizando, podemos entender que tudo em nossas vidas são as pérolas, e nós os comerciantes. Andamos em busca de nos satisfazer sempre com produtos melhores, à medida que o negócio cresce. Bem, para um grande negócio eu preciso de uma quantidade grande do produto, no nosso caso, pérolas. Buscamos em todos os lugares pérolas que satisfaçam nossa demanda, que supram nossas necessidades. Nos tornamos comerciantes gananciosos, afim de conseguirmos nossos alvos.
Um dia encontramos com Cristo, a pérola preciosa. Ele é de tamanho valor! Inestimável valor! Tão grandioso e único que todas os nossos melhores 'produtos' não se podem comparar a Ele. Para mim, Jesus nunca foi a pérola mais bonita, Ele era apenas preciosíssima! O bom comerciante, entedendo o valor desta pérola procura de tudo para comprá-la, mas nada do que ele possui pode comprá-la, apenas a soma total de suas pérolas. Só alcançamos Jesus quando nos desfazemos de nossas pérolas, vendendo-as para comprar a de maior valor.
Entendido isso, vemos que tudo o que possuímos, ou que possamos possuir se compara a Jesus. Não há nada mais precioso do que Ele. Nunca, por toda a nossa vida acharemos algo de maior valor. O apóstolo Paulo diz, em Filipenses 3.4-8: "(...)Se algum outro podia confiar na carne, ainda mais eu: circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus, segundo a lei, fui fariseu, segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas, o que para mim era ganho reputei por perda por Cristo. E, na verdade, tenho também por perda todas as coisas, pela excelência de conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas essas coisas e as considero como esterco, para que possa ganhar a Cristo."
Paulo apresenta seu currículo mostrando que: O que ele apresentava externamente ("...circuncidado ao oitavo dia..."), sua hierarquia familiar - linhagem ("...da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus..."), seus títulos ("...fui fariseu..."), suas obras pela lei ("...segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível..."), nada disso se compara a ganhar a Cristo.
Diante da majestade de Jesus tudo o que temos nada vale, então, abandonemos a cada dia nossas pérolas afim de ganhar a Cristo.
Aleluia!

4 comentários:

  1. Me amarrei nessa John, muito boa mesmo!
    Glória a Deus pela sua vida e pelo entendimento que Deus tem te dado.

    ResponderExcluir
  2. Sublime, profundo!
    Que o Senhor Jesus Cristo seja louvado e exaltado sempre!
    Glórias ao Senhor Jesus pela sua vida Lenon John!

    ResponderExcluir
  3. Demais Jhon! Glórias Ao nosso Senhor Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  4. Sua explicação foi de muito valor para mim, seja sempre louvado Jesus nas nossas vidas!!

    ResponderExcluir

Neste espaço você pode deixar seu comentário. Sua opinião é extremamente importante para nós.

Evite comentar como anônimo. Procure sempre identificar-se pelo nome em seus comentários para que seja garantido seu direito democrático neste blog.

Estamos abertos a críticas construtivas, pois elas nos fazem refletir e melhorar.

Aos repetidos comentários sobre julgamento:
Não julgamos pessoas ou a intenção de seus corações, pois isso não está ao alcande de homens. Julgamos ideias e, se fazemos isso, temos apoio nas Escrituras.

Caso queira saber mais sobre o julgamento cristão, clique aqui.